Colónia Alemã / Die deutsche Kolonie (Viertel) / German Colony

Vitrais / Die Glasfenster / Stained-glass windows

      

PT

O cabo submarino e o Faial

Nos meados do século XIX a invenção da telegrafia revolucionou as comunicações a nível mundial, tendo-se estabelecido logo na década de 1850 os primeiros cabos telegráficos submarinos.

A Horta, porto internacional desde o século XVII, foi escolhida para ponto de amarração dos principais cabos entre a Europa e a América, o que ocorreu a partir de 1893. Até 1928 seriam amarrados na ilha 15 cabos submarinos, tornando-a um dos principais centros de comunicação a nível mundial.

As companhias do cabo submarino e a DAT

O Estado Português concessionou as ligações via Açores à Europe & Azores Telegraph Co. – a companhia inglesa – que sub-contratou ligações com outras empresas internacionais. Desta forma instalaram-se na Horta funcionários ingleses, alemães e americanos, representando quatro companhias telegráficas destes países e operando ainda um cabo francês e outro italiano.

Em 1899 efectuou-se o contrato para a ligação Alemanha-Açores e foi fundada a DAT – Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft – a companhia alemã – que esteve presente na Horta desde Maio de 1900 até à Segunda Guerra Mundial.

 

A comunidade alemã na Horta

Tal como aconteceu com as restantes companhias estrangeiras, os alemães desenvolveram intensa actividade social, cultural e desportiva, houve casamentos de funcionários com faialenses e a sua presença, não obstante encurtada pelas guerras mundiais, marcou a comunidade local.

Eram frequentes as reuniões e festas nas suas residências, incluindo recepções a patrícios seus de passagem pela ilha, muitas das quais neste espaço.

 

A Colónia Alemã

Desconhece-se a configuração inicial dos edifícios da Colónia Alemã, que se supõe tenham sido construídos entre 1905/6 e 1912. A versão final e mais completa do bairro foi realizada após a crise sísmica de 1926, quando os edifícios sofreram uma intervenção profunda. Essa reconstrução coincide com o regresso dos funcionários alemães à cidade, uma década depois da sua saída no contexto da Primeira Guerra Mundial.

Com uma arquitectura de cariz tardo-romântico proto-moderno, a existência de espaços de aparato, com destaque para o jardim de Inverno com a heráldica do Império Alemão (extinto em 1918), evidencia o espaço como afirmação do poder germânico no contexto internacional.

 

 

 

No seu auge, nos anos 30, o conjunto era murado e incluía edifícios residenciais (1-5, 9), espaços ajardinados e de cultivo (6, 8 e 11), de lazer e desporto (7 e 8) e ainda uma escola para os filhos dos funcionários (10).

 

1 – Edifício do Relógio – casa dos solteiros, com messe e zonas sociais
2, 3 e 4 – Residências familiares – seis casas geminadas para funcionários com famílias
5 – Residência do director da DAT
6 – Pequena quinta / pomar do director (murado)
7 – Campo de ténis da DAT e relvado
8 – Jardim (com árvores, canteiros e pequeno lago)
9 – Casa do professor alemão (desaparecida)
10 – Escola alemã e carpintaria (desaparecidas)
11 – Terreno cultivado / pasto, propriedade da DAT, mas fora do muro do bairro

MAPA

 

 

 

 

Cronologia da DAT

1899 – Contrato para a ligação Alemanha-Açores e criação da DAT – Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft
1900 – Ligação Borkum-Faial e instalação da DAT na Horta
1905-1912 – Construção da Colónia Alemã (primeira versão)
1912 – Data dos vitrais com a heráldica do Império Alemão (desconhece-se a sua localização primitiva)
1914 – Início da Primeira Guerra Mundial e corte do cabo alemão Emden-Horta
1916 – Entrada de Portugal na guerra, do lado dos Aliados, apreensão das propriedades da DAT e encaminhamento dos alemães para a ilha Terceira
1924 – Nova concessão e devolução das propriedades
1926 – Grande crise sísmica no Faial destrói parte da cidade e afecta a Colónia Alemã
c.1928/1930 – Reconstrução do bairro residencial (versão actual)
1939 – Início da Segunda Guerra Mundial e corte dos cabos alemães
1943 – Saída definitiva do pessoal da DAT

1974 – Aquisição do bairro pelo Estado Português
1976 – Instalação de departamentos do recém-criado Governo Regional dos Açores
1980-1990 – Instalação provisória da Assembleia Legislativa Regional dos Açores no Edifício do Relógio
2012 – Classificação do conjunto como Bem Imóvel de Interesse Público e restauro dos vitrais

Vitrais

O conjunto de vitrais representa a heráldica dos estados que compunham o Império Alemão (1871-1918).

Datados de 1912, foram fabricados pela casa Schneider und  Schmolz, de Colónia, e restaurados por Paulo Patacão em 2012.

Foram colocados neste espaço no final da década de 1920, no contexto da República de Weimar, após a Primeira Guerra Mundial.

Os edifícios da DAT albergam hoje departamentos do Governo Regional dos Açores e este espaço serve de apoio a reuniões e eventos oficiais.

 

 

 

 

DE

Das Unterwasserkabel und die Insel Faial

Mitte des 19. Jahrhunderts revolutionierte die Erfindung der Telegrafie die weltweite Kommunikation, und in den 1850er Jahren wurden die ersten unterseeischen Telegrafenkabel verlegt.

Der Ort Horta, seit dem 17. Jahrhundert ein internationaler Hafen, wurde ab 1893 als Verankerungspunkt für die wichtigsten Kabel zwischen Europa und Amerika gewählt. Bis 1928 wurden auf der Insel 15 Unterwasserkabel verlegt, die sie zu einem der wichtigsten Kommunikationszentren der Welt machten.

 

Die Gesellschaften für Unterwasserkabel und die DAT

Der portugiesische Staat vergab die Konzession für die Verbindungen über die Azoren an die Europe & Azores Telegraph Co., die englische Gesellschaft, die die Verbindungen an andere internationale Unternehmen weitervergab. So wurden in Horta englische, deutsche und amerikanische Angestellte ansässig, die vier Telegrafengesellschaften aus diesen Ländern vertraten und auch ein französisches und ein italienisches Kabel betrieben.

1899 wurde der Vertrag für die Verbindung zwischen Deutschland und den Azoren unterzeichnet und die DAT – Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft, wurde gegründet, die deutsche Gesellschaft, die von Mai 1900 bis zum Zweiten Weltkrieg in Horta präsent war.

 

Die deutsche Gemeinde in Horta

So wie es sich auch mit den anderen ausländischen Unternehmen ergeben hatte, entwickelten die Deutschen intensive soziale, kulturelle und sportliche Aktivitäten, es gab Eheschließungen von deutschen Mitarbeitern mit Einheimischen von der Insel Faial, und ihre Präsenz, auch wenn sie durch die Weltkriege verkürzt wurde, prägte die lokale Gemeinschaft.

In ihren Wohnstätten fanden häufig Versammlungen und Feste statt, darunter auch Empfänge für ihre Landsleute, die auf der Durchreise waren, viele von ihnen in diesem Raum.

 

Die deutsche Kolonie

Die ursprüngliche Gestalt der Gebäude der Deutschen Kolonie ist nicht bekannt; es wird angenommen, dass sie zwischen 1905/6 und 1912 errichtet wurden. Die endgültige und vollständigere Version des Viertels wurde nach der Erdbebenkrise von 1926 geschaffen, als die Gebäude einer gründlichen Sanierung unterzogen wurden. Dieser Wiederaufbau fiel mit der Rückkehr deutscher Angestellter in die Stadt zusammen, ein Jahrzehnt nach ihrer Abreise, die durch den Ersten Weltkrieg notwendig wurde.

Die spätromantische, proto-moderne Architektur, die Existenz von Prunkräumen, insbesondere des Wintergartens mit den Wappen des Deutschen Kaiserreiches (abgeschafft im Jahre 1918), dokumentiert diesen Raum als eine Bekräftigung des deutschen Machtanspruchs im internationalen Kontext.

In seiner Blütezeit, in den 1930er Jahren, war der Komplex ummauert und umfasste Wohngebäude (1-5, 9), Zier-und Nutzgärten (6, 8 und 11), Freizeit- und Sportanlagen (7 und 8) und sogar eine Schule für die Kinder der Angestellten (10).

 

1 – Edifício do Relógio (Gebäude mit der Uhr) – Haus für ledige Angestellte, mit Messe und Gemeinschaftsräumen
2, 3 und 4 – Familienwohnungen – sechs Doppelhaushälften für Angestellte mit Familien
5 – Wohnsitz des DAT-Direktors
6 – Kleiner Bauernhof / Obstgarten des Direktors (ummauert)
7 – DAT-Tennisplatz mit Rasen
8 – Garten (mit Bäumen, Blumenbeeten und kleinem See)
9 – Haus des Deutschlehrers (nicht mehr vorhanden)
10 – Deutsche Schule und Schreinerei (nicht mehr vorhanden)
11 – Anbaufläche/Weide, im Besitz der DAT, aber außerhalb der Mauer des Viertels

DAT-Chronologie

1899 – Vertrag über die Verbindung zwischen Deutschland und den Azoren und Gründung der DAT – Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft
1900 – Verbindung Borkum-Faial und Niederlassung der DAT in Horta
1905-1912 – Bau der Deutschen Kolonie (erste Version)
1912 – Schaffung der Glasfenster mit den Wappen des Deutschen Kaiserreiches (der ursprüngliche Standort ist unbekannt)
1914 – Beginn des Ersten Weltkriegs und Durchtrennung des deutschen Kabels Emden-Horta
1916 – Kriegseintritt Portugals auf Seiten der Alliierten, Beschlagnahmung der Besitztümer der DAT und Verbringung der Deutschen auf die Insel Terceira
1924 – Neukonzessionierung und Rückgabe der Besitztümer
1926 – Große seismische Krise auf der Insel Faial, die einen Teil der Stadt zerstört und die Deutsche Kolonie in Mitleidenschaft zieht
ca. 1928/1930 – Wiederaufbau des Wohnviertels (aktuelle Version)
1939 – Beginn des Zweiten Weltkriegs und Durchtrennung des deutschen Kabels
1943 – Endgültiges Ausscheiden der DAT-Mitarbeiter

1974 – Übernahme des Viertels durch den portugiesischen Staat
1976 – Einrichtung von Dienststellen der neu geschaffenen Regionalregierung der Azoren
1980-1990 – vorübergehende Einrichtung der Regionalen Gesetzgebenden Versammlung der Azoren im Edifício do Relógio (Gebäude mit der Uhr)
2012 – der Komplex wird als Immobilie von öffentlichem Interesse eingestuft und die Glasfenster werden restauriert

 

Die Glasfenster

Die Glasfenster zeigen Wappen der Länder, die zum Deutschen Kaiserreich (1871-1918) gehörten.

Sie wurden im Jahre 1912 von der Glasmalereiwerkstatt Schneiders und Schmolz in Köln geschaffen und im Jahre 2012 von Paulo Patacão restauriert.

Ende der 1920er Jahre wurden sie hier angebracht, in einer Zeit, als sich nach dem ersten Weltkrieg in Deutschland bereits die Weimarer Republik gebildet hatte.

Diese Gebäude der so genannten DAT beherbergen heute Abteilungen der Regionalregierung der Azoren und werden gelegentlich für Versammlungen und offizielle Veranstaltungen genutzt.

 

EN

The submarine cable and Faial

Global communications were revolutionized in the 1850s with the laying of the first submarine telegraph cables.

The landing point chosen for the main cables between Europe and America was Horta, an international port since the 17th century. These started to be laid in 1893 and until 1928, the island was connected by 15 cables, making it one of the world’s chief communication centers.

 

The submarine cable companies and DAT

The concessions for the connections via the Azores were awarded by the Portuguese government to the Europe & Azores Telegraph Co. – the English company – which sub-contracted the connections to other international companies. Thus, British, German and American personnel, representing four telegraph companies from their respective countries settled in Horta and also managed a French and an Italian cable.

In 1899, a contract was signed for the German-Azores connection leading to the founding of the Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft (DAT) – the German company – which existed in Horta from May 1900 until World War II.

 

The German community in Horta

Similar to the other foreign companies, the Germans had an active social, cultural and sports calendar, employees married the locals and their presence, albeit cut short by the two world wars, left a mark on the local community.

There were regular gatherings and parties at their homes, including receptions for their fellow countrymen visiting the island, many of which took place in this garden.

The “German Colony”

The original layout of the buildings in the German Colony, which are believed to have been built between 1905/6 and 1912, are unknown. The final and most complete iteration of the quarter was built after the 1926 earthquake when the buildings were heavily restructured. This reconstruction coincided with the return of the German employees to the city after their departure a decade earlier due to World War I.

The proto-Modernist Late-Romanesque architecture and the existence of ceremonial areas – in particular the Winter Garden with German Imperial heraldry (the empire came to an end in 1918) – reveal how the “colony” was an affirmation of German power on the international stage.

At its height, in the 1930s, the compound was walled and included residential buildings (1-5, 9), gardens and a farm (6, 8 and 11), leisure and sports facilities (7 and 8), and a school for the employees’ children (10).

1 – Edifício do Relógio (Clock Building) – accommodation for unmarried employees with a cafeteria and social areas
2, 3 and 4 – Family residences – six semi-detached houses for married employees
5 – Residence of the director of DAT
6 – Director’s small farm/orchard (walled)
7 – DAT tennis court and lawn
8 – Garden (with trees, flowerbeds and a small pond)
9 – German teacher’s house (no longer standing)
10 – German school and carpenter’s workshop (no longer standing)
11 – Farm/pasture land owned by DAT but outside the compound walls

DAT Timeline

1899 – Contract for the Germany-Azores connection and creation of Deutsch-Atlantische Telegraphengesellschaft (DAT)
1900 – Borkum-Faial connection and setting up of DAT in Horta
1905-1912 – Building of the “German Colony” (in its initial iteration)
1912 – Date of the stained-glass windows with German Imperial heraldry (the original location is unknown)
1914 – Start of World War I and cutting of the German Emden-Horta cable
1916 – Portugal’s entry into the war on the Allied side, seizure of DAT properties and detention of Germans on Terceira island
1924 – New concession awarded and return of the properties
1926 – Major earthquake in Faial destroys part of the city and affects the “German Colony”
ca. 1928/1930 – Rebuilding of the residential quarter (in its current iteration)
1939 – Start of World War II and cutting of the German cables
1943 – Definitive departure of DAT personnel
1974 – Acquisition of the quarter by the Portuguese state
1976 – Occupation by departments of the newly created Regional Azores Govt.
1980-1990 – Temporary occupation of Edifício do Relógio by the Regional Legislative Assembly
2012 – Classification of the compound as a publicly listed property and restoration of the stained-glass windows

 

Stained-glass windows

The set of stained-glass windows with the Imperial heraldry of the states that made up the German Empire (1871-1918).

Manufactured by Schneider und Schmolz in 1912 and restored by Paulo Patacão in 2012.

Placed here in the late 1920s, within the context of the Weimar Republic, after the World War I.

The DAT buildings now house departments of the Azores Regional Government and this space is used for official meetings and events