Maneio e Higiene

Maneio

Todos os animais devem ser inspecionados diariamente, sendo de imediato prestados os primeiros cuidados sempre que apresentarem sinais que levem a suspeitar estarem doentes, lesionados ou com alterações comportamentais.

O manuseamento dos animais deve ser feito de forma a minimizar quaisquer dores, sofrimento ou distúrbios desnecessários.

Quando houver necessidade de recorrer a meios de contenção, estes não devem causar ferimentos, dores ou angústia desnecessários aos animais.

Higiene

Devem ser cumpridos os adequados padrões de higiene, nomeadamente no que respeita à higiene pessoal dos tratadores e demais pessoal em contacto com os animais, às instalações e a todas as estruturas de apoio ao maneio e tratamento dos animais.

As instalações devem possuir uma boa capacidade de drenagem das águas sujas e os animais não devem poder ter acesso a tubos de drenagem de águas residuais.

Os detergentes e demais material de limpeza ou de desinfeção devem ser aplicados em concentrações que não sejam tóxicas para as espécies alojadas e com os animais no exterior da instalação.

Devem ser observadas rigorosas medidas de higiene em todos os espaços e utensílios usados na prestação de cuidados médico-veterinários e todo o material não reutilizável deve ser eliminado de forma adequada.