Cão de Fila de São Miguel

“(…) e depois de são, ele [Baltazar Vaz de Sousa] e um mourisco que tinha, com um cão de fila e um cachorro de rodeio e outros cães, se tornou em busca do touro às Sete Cidades e o perseguiu tanto com os cães, que se acolheu o touro a uma alagoa grande que dentro está, chamada a alagoa Azul, por ser muito funda.”

– Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra, Livro IV.

 

O Cão de Fila de São Miguel é uma espécie endémica originária da ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, sendo que as referências mais antigas relativas à sua existência remontam ao longínquo século XVI. Sabe-se desde há muito da existência de diversas raças caninas no arquipélago dos Açores, nomeadamente desde o século XV; cães que vieram com os primeiros povoadores e com os povos que pelas ilhas passaram (Portugueses, Franceses, Ingleses, Holandeses e Espanhóis), e que se perfilam como as raças primárias na origem das raças Açorianas, sendo apontado uma grande influência na formação do Cão de Fila de São Miguel por parte do alão ibérico e dos mastins.

Raça autóctone portuguesa, património histórico, cultural e genético da Região Autónoma dos Açores, o Cão de Fila de São Miguel é referido desde sempre, como um cão de trabalho, cão de pastor e de condução de gado, com intervenção na caça, no pastoreio e na guarda de rebanhos e bens, de modo que a sua seleção durante os séculos teve sempre por base as características funcionais, de aprendizagem e a enorme devoção para com o dono.

O cão de fila de S. Miguel tem a característica específica de ser um cão médio, o que o diferencia dos restantes cães de fila, que são geralmente de maior porte. A estatura para os machos varia de 50 a 60 cm de altura e para as fêmeas de 48 a 58cm, e o seu peso é de 25 a 35 Kg para os cães e 20 a 30 Kg para as cadelas. São animais de cabeça quadrada, maxilares muito forte, olhos expressivos castanhos escuros, tronco e membros fortes e bem musculados, o seu andamento faz-se com a característica típica de movimentos ligeiramente bamboleantes. Possuem pelagem curta, lisa, densa e pelo áspero, ligeiramente franjado na região anal e posteriores. A sua cor varia entre fulvo, amarelo ou cinzento, nas tonalidades clara e escura, obrigatoriamente raiados, podendo possuir manchas brancas na região frontal e patas. A cauda é de inserção alta, grossa e de comprimento médio, ligeiramente curvada, sendo cortada ao nível da 2.ª ou 3.ª vértebra nos países onde o corte não é proibido. As orelhas são de inserção acima do nível dos olhos, de tamanho médio, triangulares e caídas, sem ser coladas à face, sendo cortadas em redondo nos países onde o corte não é proibido.

De temperamento muito forte para com os estranhos, mas extremamente fiel ao dono, o Cão de Fila de São Miguel possui grande inteligência e facilidade de aprendizagem, sendo capaz de executar diversas tarefas. Como cão de condução de gado por excelência, morde normalmente baixo para não ferir o úbere das vacas. Tratando-se de gado tresmalhado pode morder mais alto. Possui ainda características que lhe dotam de uma agilidade extraordinária, com força no ataque e capacidade de agarre, sendo utilizado pelas forças armadas e de segurança para a manutenção da ordem pública.

 

Clube do Cão de Fila de São Miguel

Quinta de São Gonçalo

Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel

9500-110 Ponta Delgada

Folheto Digital (PT/EN)

[email protected]

www.facebook.com/clubecaofilasaomiguel/