Gestão e Certificação Florestal

O Programa do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores enuncia a valorização do território como uma das opções estratégicas, propondo a criação das bases estáveis para o desenvolvimento sustentável.

Tendo presente que a floresta constitui um elemento marcante e estruturante da paisagem açoriana, ocupando cerca de um terço do território da Região, bem como a importância económica do sector florestal local e o seu potencial de expansão, a estratégia florestal definida para a Região Autónoma dos Açores assenta na promoção, dinamização e modernização da fileira e na gestão responsável do património florestal.

Através da implementação de um sistema de gestão dos Perímetros Florestais e Matas Regionais, assente nos padrões de certificação das principais iniciativas mundiais, o Governo dos Açores pretende estabelecer compromissos duradouros entre a exploração e a preservação dos recursos, com reflexos determinantes no ordenamento do território.

A certificação da gestão florestal representa uma mensagem de credibilidade que pode ser passada ao mercado e aos consumidores, angariando a simpatia e preferência de escolha, criando oportunidades de acesso a mercados que melhor valorizem os produtos de origem florestal, sobretudo a madeira.

Também importa considerar o valor dos chamados “serviços da floresta”, como as funções protetoras, conservadoras e estabilizadoras dos solos, das águas, das pastagens e da biodiversidade, a composição paisagística resultante e os usos recreativos e educativos. Estes serviços exercem uma influência direta na qualidade de vida, na atividade turística e nos seus resultados económicos, e podem ter um valor ainda maior se associados a uma gestão florestal certificada.

Localização do Perimetro Florestal e Matas Regionais da ilha de São Miguel