Governo dos Açores reitera estreita cooperação com Cabo Verde na produção agrícola
27/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, evidenciou hoje, na Ribeira Grande, “a profícua cooperação dos arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde no desenvolvimento de projetos para a produção de agroalimentos”.

O governante falava na sessão de abertura do seminário “A Cooperação na Agricultura e os Desafios da Insularidade”.

O encontro contou com a presença do Ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, que lidera uma comitiva daquele arquipélago que se encontra de visita aos Açores.

António Ventura sublinhou que a importância de ambos os arquipélagos obriga a abordar “a importância da agricultura” e de parcerias neste campo, até porque produzir agroalimentos em territórios destes “é diferente de produzir alimentos em qualquer outro espaço geográfico da Europa ou do mundo”, por via da “influência marítima, do solo vulcânico, do clima e dos microclimas” de Açores e Cabo Verde.

“Os arquipélagos têm presença nesse desenvolvimento e nesse espaço no futuro”, considera o governante.

Assim, a realização deste seminário que junta os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde, “marca um pequeno passo, mas de grande importância naquilo que pode estrategicamente uma cooperação e uma articulação entre arquipélagos”, frisou o governante.

Nesse sentido, António Ventura lançou o repto ao Ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, para, em articulação também com a Madeira, haver “este triângulo entre os três arquipélagos” em prol de “uma política comum, estabelecendo reivindicações, desafios e vantagens”.

“Os três em conjunto têm muitas vantagens para a União Europeia, para a Europa” e para o mundo, prosseguiu o Secretário Regional, sublinhando ainda a necessidade de estes territórios serem “reconhecidos” pelas suas mais-valias.

António Ventura deixou ainda uma palavra de apreço à Federação Agrícola dos Açores, pois, segundo os últimos dados da Pordata, esta instituição é em seu entender, “a organização de produtores mais importante de Portugal”, acrescentando que “os Açores se afirmam cada ver mais no contexto agroalimentar do país”.

Voltar