José Manuel Bolieiro valoriza “enorme proximidade” entre os Açores e Cabo Verde
29/04/2022

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o Ministro da Agricultura e Ambiente da República de Cabo Verde, Gilberto Silva, lembrando a “enorme proximidade e identidade” de ambos os territórios, parte da Macaronésia e cujas relações devem ser “reforçadas” em vários campos.

“Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza”, defendeu José Manuel Bolieiro, falando no Palácio de Sant’Ana após uma audiência em que esteve também presente o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

Para o Presidente do Governo Regional, “é um enorme gosto” para os Açores “manter esta ligação afetuosa e institucional” com Cabo Verde, sendo esta uma boa altura para “renovar oportunidades de relacionamento”, nomeadamente a nível de trocas comerciais.

“No que diz respeito a realizações”, houve recentemente, no campo da agricultura, um intercambio de formação na área das hortícolas entre profissionais dos Açores e Cabo Verde, lembrou José Manuel Bolieiro.

“É bom haver uma troca de saberes e experiências, conhecendo ‘in loco’ de realidades que possam ser inspiradoras”, concretizou ainda o Presidente do Executivo.

Antes, de manhã, José Manuel Bolieiro e Gilberto Silva presidiram à cerimónia de entrega do diploma de certificação de WELFARE QUALITY ao Matadouro de São Miguel.

Nesta certificação, independente, gerida pelo Institute of Agrifood Research and Technology da Catalunha (IRTA) em colaboração com a Neiker-Tecnalia, baseada no projeto European Welfare Quality e no projeto European AWIN®, foram desenvolvidos sistemas para avaliar e controlar, de forma exaustiva, a qualidade do bem-estar animal em explorações, matadouros, indústria e pontos de venda.

Boa alimentação, pleno consumo de água, saúde e comportamento adequado são alguns dos parâmetros medidos, sendo esta uma “ação de valorização e reconhecimento” do bem-estar animal, valorizou o Presidente do Governo dos Açores.

O acompanhamento é feito “do princípio ao fim”, e no modelo de ação do XIII Governo dos Açores o “percurso de excelência no setor pecuário e na agricultura no seu todo” é um desígnio que merece o “empenho” de todos.

José Manuel Bolieiro destacou ainda o trabalho desempenhado pelo Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) e os seus profissionais.

Voltar