Governo dos Açores anuncia programa de manutenção do emprego no setor da Agricultura
15/07/2021

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje um programa de manutenção do emprego no setor da Agricultura, estando prevista a alocação de dez milhões de euros para este desígnio.

O anúncio foi feito após uma reunião tida com o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, no Palácio de Sant’Ana, tendo também estado presente o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

Para José Manuel Bolieiro, “é urgente atuar com uma política que acuda à situação de crise no setor da produção de leite”, lembrando o governante que os Açores são “a mais importante região produtora de leite e laticínios em Portugal”, com 37% do efetivo leiteiro, a produção de 35% do leite nacional e mais de 50% da produção nacional de queijo.

O Presidente do Governo lembrou ainda que o setor do leite “tem uma expressão muito relevante na economia” dos Açores, “com um contributo para o PIB que é, em termos médios relativos, mais do triplo do mesmo valor a nível nacional”.

É intenção do Executivo, acrescentou José Manuel Bolieiro, “atribuir um apoio direto aos produtores de leite por litro de leite ou por vaca leiteira”, no âmbito do Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas (POSEI), da União Europeia, apoio que carece de autorização da Comissão Europeia.

No que refere ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está prevista na Região a entrega de 36,6 milhões de euros ao setor agrícola, divididos entre a reestruturação das empresas do setor da transformação e comercialização, reestruturação das explorações, programas de inovação de digitalização, programas de literacia ou a reestruturação da rede regional de abate e da rede da certificação do leite.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, foi perentório no reconhecimento do trabalho do Governo Regional dos Açores.

“Tenho de reconhecer, e já estou há uns anos nisto, que até hoje nunca tivemos um Governo que chegasse tão à frente nas decisões em prol do rendimento dos agricultores como o Governo atual do Presidente José Manuel Bolieiro”, disse o responsável no final da reunião.

Voltar