Foram aprovados em reunião do Conselho de Governo realizada na passada semana os Planos Estratégicos para a Fileira do Leite de Bovinos dos Açores e para a Fileira da Carne de Bovinos dos Açores, ambos inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que vão “criar uma orientação para a próxima década”, destaca o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
“São planos que, pela primeira vez, dão indicadores da formação dos custos de produção nas diversas ilhas, dos preços pagos aos produtores e, no caso do leite, dos custos de transformação. Todas estes indicadores vão servir de base para periodicamente atualizarmos estes mesmos custos”, vinca António Ventura.
Ambos os documentos “fazem uma caracterização produtiva e do setor da transformação, em cada ilha dos Açores, no que a estes dois setores agrícolas diz respeito, e identificam as potencialidades e fragilidades” por ilha.
“São planos que estão em consonância com o objetivo de melhorar o nosso autoabastecimento alimentar, aumentar a exportação, criar emprego, combater o envelhecimento humano e fixar jovens. Pretendem também promover a naturalidade da terra, melhorar o conteúdo nutricional dos alimentos, garantir o bem-estar animal e assegurar a sustentabilidade dos recursos produtivos como o solo e a água”, prossegue o governante.
“O próximo passo será o de estabelecer grupos operacionais para os dois planos – para que estes objetivos sejam concretizados importa aplicar as medidas conclusivas e de recomendação.”, realça ainda o Secretário Regional, António Ventura.
Estes dois planos estiveram em consulta pública tendo recebido vários contributos da sociedade açoriana.
Planos estratégicos para o leite e para a carne vão orientar políticas regionais para a próxima década, assinala António Ventura
08/04/2022
Voltar