António Ventura destaca papel da apicultura na diversificação da economia regional
11/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, destacou este domingo, na Praia da Vitória, que a apicultura nos Açores assume uma “importante atividade multifuncional e de sustentabilidade futura” e promove um contributo para a “diversificação da economia regional”.
Durante o seminário “Apicultura em Modo de Produção Biológico”, organizado pela BioAzórica, António Ventura anunciou que a meta da Região para o setor é “produzir mais mel, pois todo o mel produzido é vendido”.
“Temos uma DOP para o mel e temos o único mel de incenso do mundo”, acrescentou o governante, referindo que “interessa, pois, criar melhores incentivos, desde logo, a nível de fundos comunitários, para uma nova atratividade produtiva”.
No âmbito da investigação científica e das potencialidades dos produtos derivados da abelha, continuou o governante, existe um “amplo campo de ação que falta desenvolver”.
“Este será um dos desafios dos próximos tempos: identificar e apoiar as oportunidades dos produtos da abelha na área da medicina e da alimentação humana”, garantiu.
A Região tem neste momento 451 apicultores distribuídos por todas as Ilhas, 11 melarias, cerca de 1000 apiários e mais de 7 mil colmeias, e produziu, em 2021, 8.146 quilogramas (Kg) de mel DOP.
Neste sentido, e segundo afirmou o Secretário Regional, o Executivo açoriano vai voltar a entregar na Assembleia Legislativa Regional uma iniciativa para que os apicultores sejam também “beneficiários do gasóleo agrícola”, sendo esta uma iniciativa “acordada com a Federação Agrícola dos Açores”.
Está também em debate no Parlamento Regional uma proposta de alteração ao Decreto Legislativo Regional 24/2007/A, de 7 de novembro, tornando-o mais simples, com maior reconhecimento da atividade e com maior valorização do produto.
Segundo António Ventura, as alterações são várias e contemplam novas posturas, como a “redução mínima entre apiários de 500 para 250 metros, a introdução de apiários para autoconsumo, a alteração dos critérios para a composição do mel, da sacarose e do índice diastásico e um maior controlo de doenças.”
A Apicultura nos Açores representa uma importante atividade agrícola que, para além dos produtos que resultam da exploração das abelhas (mel, cera, pólen, própolis, geleia real e veneno), também contribui para a proteção ambiental, para a preservação da biodiversidade e para a melhoria das produções agrícolas e florestais, através da importante ação polinizadora das abelhas produtoras de mel.
Depois de felicitar a BioAzórica pela organização da iniciativa, o Secretário Regional apelou para que as conclusões do seminário sobre a “Apicultura em Modo de Produção Biológico” sejam transmitidas à tutela, para serem “integradas na estratégia delineada para a Agricultura Biológica na Região.”

Voltar