Presidente do Governo inaugura caminho agrícola na freguesia do Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada
11/04/2022

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje o caminho agrícola do Espigão Grande, localizado na freguesia do Pilar da Bretanha, concelho de Ponta Delgada, a passagem de uma ambição a uma concretização em prol de um “setor essencial na economia” açoriana.
“Atingimos, nos Açores, para o País e para a Europa, segmentos de excelência com os nossos produtos”, sinalizou o governante, reconhecendo o “histórico do setor” e mostrando-se com “esperança” num futuro auspicioso para o setor agrícola e os produtos dele resultantes.
“Todos se esforçaram para que, além da reivindicação, pudéssemos fazer o caminho da concretização”, acrescentou o Presidente do Governo, lembrando que na sua anterior função de Presidente da autarquia micaelense já tinha conhecimento dos problemas existentes no local e das possíveis melhorias a concretizar.
“Estou aqui entre o histórico e o presente. Com enorme alegria vejo que nesta bacia, relevante, não só está resolvida a eletrificação como se resolveu o abastecimento de água e está resolvido um acesso que ajuda a orientar as águas em excesso, para evitar prejuízos. Creio que isso valoriza muito a freguesia”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.
O caminho hoje inaugurado, e apresentado a dezenas de convidados pelo Presidente do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), Hernâni Costa, tem uma largura média de quatro metros, estando a drenagem longitudinal englobada nesta largura através do sistema de drenagem com pendente para o meio.
O caminho do Espigão Grande tem cerca de 730 metros de extensão e tem como estrutura de pavimento 15 centímetros de camada de desgaste em betão de cimento sobre uma base em bagacina com 20 centímetros de espessura.
A empreitada beneficiou uma área de cerca de 19 hectares e 23 parcelas pertencentes a 12 explorações agrícolas.
O valor total do investimento cifrou-se nos 160 mil euros.

Voltar