Governo dos Açores lança sistema de avisos fitossanitários para produtores, anuncia António Ventura
12/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje em Ponta Delgada, que “o Executivo Açoriano vai, a partir de julho, criar um sistema de avisos fitossanitários dirigido aos produtores.

Esses avisos, desenvolvidos pela Direção Regional da Agricultura, visam tornar mais eficiente e eficaz todo o processo da produção, “precavendo e antecipando” as doenças para que os produtores possam efetuar o tratamento adequado.

O sistema vai possibilitar que “os produtores possam inscrever-se numa base de dados regional e, periodicamente, consoante as condições atmosféricas, são avisados através do aplicativo que entenderem; telemóvel, email ou outro”, revelou António Ventura.

Para o governante, estes alertas “vão permitir a rentabilização das produções através dos tratamentos antecipados”, acrescentando que é “um serviço público e que será fornecido de forma gratuita”.

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural visitou hoje o Laboratório de Sanidade Vegetal, o departamento governamental responsável pela prevenção e controlo das doenças dos vegetais. É um laboratório que “realiza um trabalho de prospeção para evitar a entrada de organismos nocivos na aposta produtiva da região, designadamente a horticultura, a floricultura e a fruticultura”.

O Laboratório de Sanidade Vegetal é constituído por 28 inspetores, distribuídos por todo o arquipélago realiza análises de prospeção, executando também análises a pedido dos produtores, para se perceber que tipo de planeamento e tratamento irão estes executar.

Nesse sentido, só em 2021, revelou António Ventura, o Laboratório de Sanidade Vegetal realizou, a pedido dos produtores, “cerca de 300 amostras, tendo este ano já sido realizadas 215 amostras”.

Estes números revelam “uma apetência, uma vontade e uma responsabilização por parte dos produtores no processo produtivo”, destacou o titular da pasta da Agricultura.

Desta forma, na opinião do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, “os Açores estão em condições para que nos próximos 10 anos possam aumentar as produções locais, deixando de depender menos da produção externa”, concretizou.

Voltar