Plano para 2022 garante agroalimentar como “alavanca para o progresso dos Açores”, diz António Ventura
23/11/2021

 

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, garantiu hoje que o Plano para 2022 garante a afirmação do agroalimentar como “alavanca para o progresso dos Açores”.

“O Plano para 2022 vai operacionalizar o trabalho de prospeção, estudo e identificação das nossas potencialidades como Região de sustentabilidade agroprodutiva e vai continuar a garantir a afirmação do agroalimentar como alavanca para o progresso dos Açores”, defendeu o governante.

António Ventura falava na Assembleia Legislativa Regional, na discussão da proposta de Plano e Orçamento para 2022.

“Temos uma consciência e uma atitude pratica de desenvolver uma agricultura geracional, ajustando quantidades produzidas, aliando sustentabilidade à competitividade, promovendo e preservando os nossos recursos endógenos e melhorando o conteúdo nutricional dos agroalimentos. Este é um Plano e Orçamento real, sem ilusões. As verbas que estão neste Plano vão chegar todas ao agrorural nos Açores”, prosseguiu o Secretário Regional.

O documento em debate parlamentar prevê, por exemplo, um investimento na fileira da carne de 11,1 milhões de euros, um investimento em caminhos, abastecimento de água e eletrificação de 12,8 milhões de euros ou a anutenção das ajudas do POSEI no valor de 13 milhões de euros, sem cortes.

“Recordo que os Governos do PS aplicaram rateios no pagamento das ajudas do POSEI e do PRORURAL+ com cortes que iam até 30%. Nós pagamos na integra, ou seja, sem cortes. Estabelecemos, deste modo, uma confiança recíproca com quem produz na agricultura”, disse António Ventura.

É ainda garantido pelo XIII Governo Regional o pagamento dos apoios à perda de rendimento e à manutenção da atividade agrícola pelo PRORURAL+, sem cortes, no valor de 26,1 milhões de euros, sendo 22,1 milhões de euros de fundos comunitários e 3,9 milhões de euros da componente regional.

O Plano prevê ainda “uma aposta na atratividade dos jovens, em idade escolar, para iniciativas na agricultura”, “uma ação para a reconversão da produção de leite convencional em leite com naturalidade, seja biológico ou de pastagem, o pagamento das reformas antecipadas no valor de 1 milhão de euros,” todos na esfera regional”, o “investimento na capacitação, literacia para a produção e consumo sustentáveis, na formação profissional, inovação e digitalização no valor de 2,2 milhões de euros”, ou a “certificação no bem-estar animal na pecuária de produção”.

António Ventura assevera ainda que os Açores manterão uma “postura política na reivindicação de um adaptado POSEI aos Açores e de uma PAC que afirme de forma jurídica, política e institucional” o Estatuto de Região Ultraperiférica.

“Estes são procedimentos políticos vitais para manter a resiliência dos agricultores neste momento difícil que atravessamos e conjuntamente avançar para a recuperação da economia. Mas este é o Orçamento que percebe a dramática crise no setor agroprodutivo, manifestada através do aumento dos preços das matérias primas e, para além, das medidas que já enunciei, atuaremos em consonância”, sublinhou.

E concretizou: “Deixo novamente o compromisso de trabalharmos com muito empenho, dedicação e visão estratégica para que através do Agrorural se melhore a vida dos Açorianos”.

Voltar