Investimentos do IROA valorizam setor agrícola dos Açores, defende António Ventura
18/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assinala o contributo que os investimentos realizados pela IROA , nas nove ilhas dos Açores, significam para o desenvolvimento da agricultura dos Açores, num “momento que o setor mais precisa”.

António Ventura, que falava depois de cerimónias de assinatura do auto de consignação das empreitadas de construção da Lagoa do Caldeirão Grande, próximo das Sete Cidades, e dos caminhos agrícolas da Nazaré, no concelho do Nordeste, e das Matas, no concelho da Povoação, defendeu que o Governo Regional tem sido “incansável na procura de soluções inovadoras como nunca foi visto até agora” para o setor agrícola.

Para o Secretário Regional, a construção da Lagoa do Caldeirão Grande será um “marco a assinalar nesta legislatura enquanto uma das obras mais estruturantes relativas ao abastecimento de água agrícola”.

Já no que concerne às empreitadas nos caminhos agrícolas do concelho do Nordeste e no da Povoação, António Ventura destacou-as como um “sinal claro de que nenhum açoriano ficará para trás com este Governo Regional”, acrescentando que estes investimentos foram concretizados em concelhos que já “não tinham qualquer investimento a este nível há muitos anos”, e salientou também que seria o “primeiro caminho a ser construído desde sempre”, no Nordeste.

Na ocasião, Hernâni Costa, Presidente da IROA, SA, igualmente presente na cerimónia, enalteceu que estas empreitadas são “estruturantes para o setor agrícola da ilha de São Miguel, e realçou ainda a importância da Lagoa do Caldeirão Grande no “abastecimento de água da Bacia Leiteira de Ponta Delgada e a descentralização de investimentos nos concelhos do Nordeste e da Povoação como forma de sinalizar que todos os agricultores Açorianos são uma preocupação constante” para a administração desta entidade regional.

Estes investimentos em caminhos agrícolas e rurais representam um investimento a rondar o valor total de 1.450 milhão de euros, dos quais cerca de 850 mil euros estão orçados para a empreitada do caminho agrícola da Lagoa do Caldeirão Grande; o valor aproximado de 350.000 mil euros para o caminho agrícola da Nazaré, no Nordeste, e o valor próximo de 250.000 mil euros destina-se ao caminho agrícola das Matas, na Povoação, clarificou António Ventura.

Relativamente à empreitada no caminho agrícola da Nazaré, a obra será executada pela empresa A. R. Casanova e Filhos, Lda, e a adjudicação da obra do caminho agrícola das Matas e da Lagoa do Caldeirão Grande ficará a cargo da empresa Albano Vieira, SA.

Voltar