Governo dos Açores empenhado no desenvolvimento do Programa Regional de Ordenamento Florestal
21/03/2022

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, destacou hoje o seu compromisso no desenvolvimento do Programa Regional de Ordenamento Florestal, em alinhamento com a Estratégia Florestal para os Açores.

Segundo o Executivo açoriano, este programa regional, que será entregue ainda este ano na Assembleia Legislativa Regional, é um instrumento fundamental para o ordenamento, gestão e evolução equilibrada do território florestal dos Açores.

No âmbito do Dia Internacional das Florestas que se comemora hoje, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, participou numa ação de plantação de árvores, no concelho de Angra do Heroísmo.

As comemorações desta efeméride, organizadas pelos serviços florestais da tutela, contam habitualmente com a participação de alunos de diferentes escolas, com o intuito de sensibilizá-los para uma gestão sustentável das florestas e para a importância da floresta Laurissilva, constituída por espécies endémicas da região da Macaronésia – Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

O conhecimento qualitativo e quantitativo dos recursos florestais da Região é que irá permitir a implementação de “medidas de gestão fundamentadas e consequentes”, explica a tutela.

Neste sentido, a atualização do Inventário Florestal Regional que se encontra em curso, é “um objetivo fulcral” da Direção Regional dos Recursos Florestais, clarifica a Secretaria Regional responsável por esta área.

A floresta suporta na Região Autónoma dos Açores um setor económico responsável por 1.400 postos de trabalho, gerando um volume de negócios anual de cerca de 1,8 milhões de euros, pela venda direta de material lenhoso, e de 10,9 milhões de euros, quando contabilizado ao nível do sector industrial da primeira transformação.

Com a alteração atual das exigências do consumo dos cidadãos, os vários agentes da fileira florestal estão a “adaptar-se” a uma nova realidade “redefinindo prioridades e alinhando novas estratégias”, segundo avançou hoje o Secretário Regional, António Ventura, durante a ação em que participou.

A Certificação da Gestão Florestal, implementada pelo Governo dos Açores na ilha de São Miguel, é “fundamental neste processo”, defendeu o governante.

Esta certificação garante que os produtos florestais colocados no mercado têm origem em florestas geridas de forma responsável, o que “contribui para contrariar” o flagelo da destruição florestal a nível global, destacou ainda António Ventura.

Para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, a floresta assume um papel importante na “prestação de diversos serviços ecossistémicos”, nomeadamente na conservação dos solos, na regulação e melhoria da qualidade dos recursos hídricos, na conservação da biodiversidade, na manutenção da paisagem e no sequestro de carbono.

A Direção Regional dos Recursos Florestais é parceira do projeto LIFE IP CLIMAZ, que prevê, para as ilhas de São Miguel e da Terceira, a transformação de áreas de pastagem degradada e de florestas produtivas que se encontram em áreas sensíveis, em novas áreas de vegetação natural.

“Colocar as florestas ao serviço das populações, na sua vertente recreativa e de lazer, através das suas 27 Reservas Florestais de Recreio e trilhos pedestres que se desenvolvem no interior dos Perímetros Florestais Regionais, “é outra das missões da tutela”, garante António Ventura.

Voltar