António Ventura defende produção regional e potencial de exportação de produtos açorianos
18/03/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, defendeu na quinta-feira, em São Jorge, a necessidade de a região ser independente no que concerne à importação de produtos agrícolas.

Para António Ventura, é importante produzir na região, para “consumo local” e para consequente exportação dos produtos, apontando que se deve “criar independência do que se importa e do que se produz”

Durante a inauguração de um caminho florestal da Reserva Florestal de Recreio da Silveira, no concelho da Calheta, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural congratulou a Direção Regional dos Recursos Florestais e os Serviços dos Recursos Florestais de São Jorge por terem realizado esta obra com “meios próprios, aproveitando os seus recursos humanos”.

António Ventura realçou que um dos desígnios do Governo dos Açores é a “racionalidade dos seus recursos, quer financeiros, quer humanos”.

Nesse sentido, “as intervenções nos caminhos florestais e rurais de São Jorge são uma prioridade, de acordo com a vontade do poder local e dos serviços de agricultura da ilha”.

“A intenção e perspetiva é que, se unirmos esforços financeiros, técnicos e operativos, é possível fazer melhor e que, se cada um der um pouco daquilo que tem, é possível levar avante um conjunto de objetivos”, asseverou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

No decorrer da restante legislatura, o governante adiantou ainda que o Governo Regional não irá realizar investimentos com um “objetivo eleitoral”, mas sim dando primazia às “intervenções, na ilha de São Jorge, que forem as melhores para a comunidade da ilha e as suas freguesias”, acrescentando que é este o “intuito do Executivo e a consciência política” atual.

Quanto às vias de acesso às explorações pecuárias, estas vias “têm razão de ser no âmbito de uma estratégia para a diversificação agrícola, que ficou esquecida”, sublinhou o governante.

Referindo-se ao conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia, o responsável pela pasta da Agricultura e do Desenvolvimento Rural alertou para o inevitável impacto no aumento do preço dos alimentos e das matérias-primas, indicando que só “nos Açores, em 2021, foram importadas cerca de 45 mil toneladas de cereais”, o que significa uma “despesa pública de 6,2 milhões de euros, no âmbito do POSEI”.

No contexto da solidariedade da União Europeia para com a Ucrânia, o governante referiu que quer essa “mesma solidariedade no restante espaço europeu, e que cada vez mais faz sentido a existência de regiões ultraperiféricas”.

Por fim, António Ventura apelou à resolução das “urgências existentes na agricultura através da concertação entre os Governos das regiões autónomas e o da República com a Comissão Europeia”, apelando, uma vez mais, aos açorianos para o “consumo local”, de forma a combater a crise económica.

Voltar