Fórum da Apicultura atesta crescimento deste setor nos últimos anos, diz António Ventura
17/03/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, sublinhou hoje que o Fórum da Apicultura, a realizar em São Miguel a 26 e 27 de março, atesta o “crescimento que este setor registou nos últimos anos, com o aumento do número de apicultores, apiários e melarias, o que tem permitido aumentar e melhorar a produção sem prejuízo do rigor sanitário que o mesmo exige”.

Este fórum, sublinhou o governante em conferência de imprensa tida em Ponta Delgada, “tem como objetivo debater vários temas técnicos e políticos”, e acima de tudo será “um encontro com produtores e consumidores”.

António Ventura frisou ainda que “falar sobre mel, não é só falar sobre a produção de alimentos, mas relacionar esta mesma produção de alimentos com a saúde pública e com a diversidade económica, que é fundamental nos Açores, para além de relacionar o mel com o nome Açores, criando mais postos de trabalho, combatendo o despovoamento e o envelhecimento”.

O Secretário Regional referiu ainda que “apesar da crise” atual devido ao conflito militar na Ucrânia, a melhor forma de responder a um fenómeno como este é fortalecer as cadeias agroalimentares produtivas.

“Não somos todos produtores, mas somos todos consumidores”, sustentou.

O Fórum da Apicultura dos Açores, preparou um vasto programa que inclui palestras técnicas, expositores apícolas, showcookings, exposição de abelhas, degustação de mel, exposição de plantas melíferas, bem como animação para os mais pequenos. O evento acontece nos dias 26 e 27 de março, no Parque de Exposições de São Miguel, e é aberto ao público em geral.

António Ventura lembrou hoje também, à margem da apresentação do evento, que os planos da produção da fileira do leite e da carne encontram-se em consulta pública até ao final deste mês de março.

Voltar