Governo dos Açores aprova projetos de investimento na agricultura no valor global de 14 milhões de euros, anuncia António Ventura
17/02/2022

Governo dos Açores aprova projetos de investimento na agricultura no valor global de 14 milhões de euros, anuncia António Ventura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje que o Governo Regional dos Açores “aprovou cerca de 352 projetos de investimento, entre jovens e não jovens agricultores, no valor total, entre fundos regionais e comunitários, de 14 milhões de euros”.

Falando após uma reunião periódica de trabalho com a Direção da Federação Agrícola dos Açores, que decorreu na Ribeira Grande, o governante revelou, também, que “foram aprovadas 111 reformas antecipadas, ou seja, de cessação da atividade agrícola, no valor de cinco milhões de euros”.

Essas são “medidas boas”, considerou o titular da pasta da Agricultura, e que ainda esta semana serão anunciadas aos beneficiários.

Na ocasião, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural revelou, igualmente, “a realização de um encontro no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, a 1 de março, entre a produção, as Secretarias Regionais da Agricultura e da Cultura, Ciência e Transição Digital e as empresas lácteas dos Açores mais representativas”.

Este será um encontro para “perceber que linhas de investigação são necessárias quer em termos de diversificação de produtos, quer em termos da nova apresentação de produtos, para que o setor leiteiro da transformação e da comercialização possa ter novas investigações e novos produtos”, frisou o governante.

António Ventura defendeu ainda que “o custo da experimentação e da investigação, deve ser suportado pela Administração Regional”, uma vez que não é viável que as empresas de lacticínios tenham um custo de tempo e de investimento, no âmbito de novas vontades que possam surgir.

A redução da produção de leite foi também alvo de atenção na reunião de hoje, enaltecendo António Ventura a proposta “estratégica” da Federação Agrícola dos Açores.

“Está é uma forma de valorização do leite e é a primeira vez que a produção de facto se impõe no preço do litro de leite”, disse.

“Se as empresas leiteiras quiserem mais leite terão que o valorizar e essa valorização tem que subir em toda a cadeia até à distribuição”, concretizou o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Voltar