“O guarda florestal é um ativo do desenvolvimento rural dos Açores”, diz António Ventura
26/05/2021

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, destacou esta terça-feira, no concelho do Nordeste, “o reconhecimento e apreço” pelo papel do guarda florestal, considerando-o “uma entidade essencial, um ativo no desenvolvimento rural dos Açores, e que não pode ser esquecido nas políticas do XIII Governo dos Açores”.

Um guarda florestal é “um guardião da biodiversidade vegetal e da biodiversidade animal, porque é o guarda florestal que fiscaliza, acompanha e atua”, vertentes que são “fundamentais para preservar o futuro coletivo”, sublinhou António Ventura.

O titular da pasta da Agricultura, que falava, em representação do Presidente do Governo, nas comemorações do Dia do Guarda Florestal, sublinhou que este não é “um dia qualquer”, sendo o dia que sucede “ao Dia da Autonomia, o dia da autodeterminação dos Açores”.

Nesse sentido, “o Dia do Guarda Florestal é um dia que tem um simbolismo muito forte, naquilo que são os Açores”.

“Todos nós aprendemos a crescer na presença de um guarda florestal”, explicou.

Na ocasião, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural evidenciou, igualmente, a projeção da figura do guarda florestal, pois transmite “uma imagem de segurança”, a quem visita os Açores.

Em seu entender, esta é uma atividade que “é um produto genuíno da Autonomia” e por isso “o futuro do guarda florestal é algo a desenvolver e a apostar, e que não pode ser esquecido”, advogou.

Também o papel social e económico da Direção Regional dos Recursos Florestais foi outras das vertentes em análise por António Ventura, sublinhando a sua importância ao longo dos anos no “desenvolvimento do interior do Arquipélago”, através da sua relevância histórica, cultural e do património.

Quanto à carreira destes profissionais, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas “acredita que ainda há muito a fazer”, apesar de reconhecer a existência de obstáculos por parte do Governo da República.

O governante recordou, na altura, que está na Assembleia da República um diploma, que tem encontrado “muitas resistências” da República.

Para António Ventura, “a cada resistência de Lisboa, o Executivo Açoriano vai responder com insistência e persistência”.

A terminar, o governante revelou que está previsto a breve trecho a abertura de um concurso para a progressão na carreira de 26 guardas florestais, bem como o procedimento legal para a integração na carreira de novos guardas florestais.

Voltar