“Loque Americana”
05/08/2021

Na sequência do aparecimento de um foco de Loque Americana na ilha do Pico no passado mês de julho, a Direção Regional da Agricultura publicou o Edital nº 5 relativo à atividade apícola naquela ilha, onde estão determinadas as principais medidas sanitárias e complementares ao Decreto Legislativo regional nº 24/2007/A, de 7 de novembro.
Este foco surgiu na sequência de um controlo sanitário regular efetuado pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico às zonas sujeitas a restrições sanitárias (Áreas de Vigilância) pela doença. O apiário positivo tinha 17 colónias e localizava-se na freguesia de S. Mateus, concelho da Madalena, local que já estava anteriormente sujeito a medidas restritivas. 
A Loque Americana foi diagnosticada pela primeira vez na ilha do Pico no ano de 2017, com adoção de todas as medidas sanitárias e legalmente previstas, consideradas necessárias para tentar erradicá-la. Ao contrário do que acontece no resto do país, tendo em consideração a elevada contagiosidade desta bactéria e a ausência da mesma na Região, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural optou pela destruição da totalidade dos apiários positivos, em vez da destruição apenas das colmeias positivas, com atribuição da compensação financeira legalmente prevista. Importa referir que houve uma situação semelhante na ilha de São Miguel (2009, 2010 e 2011) e que devido a uma atuação rápida e eficaz dos Serviços Oficiais, pensa-se que a doença terá sido erradicada da ilha.
Durante o último mês, os Serviços Oficiais testaram todos os apiários localizados na Área de Vigilância, tendo sido este o único apiário positivo. Contudo, para além da destruição da totalidade do apiário, foi ainda destruído um outro apiário com 8 colónias, epidemiologicamente relacionado com o primeiro.
Reforça-se a importância dos registos apícolas atualizados e da adoção das boas práticas no maneio dos apiários, bem como da aplicação de todas as medidas de higiene e desinfeção adequadas, de forma a evitar a disseminação desta e de outras doenças das abelhas. 

 

Consultar Edital n.º 5 – Atividade Apícola – Loque Americana

Voltar