Laboratório Regional de Veterinária realizou cerca de 1,2 milhões de análises em 2022
02/02/2023

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural sublinhou, em Angra do Heroísmo, que “nos Açores, os agroalimentos produzidos, transformados e comercializados são de segurança alimentar, são de confiança e recomendam-se”.

António Ventura falava à margem de uma visita ao Laboratório Regional de Veterinária, onde avançou que este realizou, em 2022, “1,2 milhões de análises que derivam do cumprimento de 45 planos pecuários de vigilância e de obrigatoriedade nacional, europeia e internacional”.

“Ou seja, cumpre todas as regras em termos de qualidade alimentar e conteúdo nutricional, em concreto, na pesquisa dos contaminantes, na pesquisa de zoonoses, uma vez que são doenças que podem ser transmissíveis aos ser humano”, explicou, acrescentando que assim se está a “garantir aos açorianos que o Laboratório Regional de Veterinária é uma entidade e um instrumento da segurança alimentar”.

Por outro lado, António Ventura também destacou aquele que é o serviço público do Laboratório Regional de Veterinária em todas as análises solicitadas por privados.

“Neste momento, qualquer privado pode requisitar ou solicitar uma análise, mediante o pagamento da mesma. Isto é, o Laboratório Regional tem uma vertente oficial de cumprimento dos planos pecuários de segurança alimentar, mas por outro lado, também de serviço público a todas as entidades e particulares que queiram fazer pesquisa relativamente aos alimentos.

Das cerca de 1,2 milhões de análises realizadas pelo Laboratório Regional de Veterinária, destacam-se as que fazem parte integrante dos planos para a segurança alimentar, especialmente do Programa Oficial de Controlo Alimentação Animal (POCAA), onde são realizados rastreios de Raptopamina, Clembuterol, Cloranfenicol, de Aflotoxina em alimentos para animais, assim como a pesquisa de constituintes de origem animal e a análise microbiológica de alimentos para animais.

Voltar