Governo Regional dos Açores aposta nas energias limpas com construção de novo secador solar
13/12/2021

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, acaba de celebrar um protocolo com vista à construção de um novo secador solar, destinado à produção de chá no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel (SDASM).

Inserido no Plano Regional Anual para 2021 e enquadrado na Ação 6.1.19 – Investigação para a Valorização dos Produtos das Agroindústrias, o recurso a esta forma inovadora de secagem, sob o ponto de vista da sustentabilidade energética, confere ao produto final – no caso o chá – uma particularidade de grande interesse.

A par deste estudo da eficiência do secador solar, a quantidade de chá produzido no SDASM tem aumentado, resultado de práticas de culturas adequadas, pelo que a capacidade do atual secador começa a revelar-se insuficiente.

Assim sendo, as vantagens ambientais da sua utilização e as potencialidades de um tal equipamento para a desidratação de muitos outros produtos agroalimentares são evidentes.

É de salientar, também, que o uso regular deste secador permite ao SDASM, com bastante segurança, identificar as melhorias necessárias para o tornar mais eficiente.

Desta forma nasce a necessidade de construir um novo secador solar, inspirado no atual, no qual se pretende aumentar a capacidade de secagem, a eficiência de secagem, a polivalência e facilidade de utilização.

Com a construção de um novo secador solar (Secador solar Versão 2) pretende-se estudar um novo modelo com capacidade para secar maior quantidade de produto concomitantemente em menos tempo e melhorar a sua eficiência através do aumento da superfície de exposição solar e do isolamento e inércia térmica.

Simultaneamente, pretende-se estudar o processo de secagem de outros produtos agroalimentares, por exemplo chá prensado ou mesmo desidratação de frutos, recorrendo a este equipamento inovador e sustentável.

Voltar