Governo dos Açores lança concurso internacional de venda de criptoméria, anuncia António Ventura
21/09/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje, na ilha Terceira, o “lançamento de um concurso internacional de madeira de criptoméria, numa extensão de 34 hectares, com um valor de madeira estimado em 29 mil metros cúbicos, e um preço base de 236,4 mil euros”.
O concurso tem a particularidade de obrigar, segundo afirmou o governante, “a que a primeira transformação seja feita na ilha Terceira”, acrescentando que, desta forma, “as empresas locais têm prioridade neste concurso, uma vez que a primeira transformação tem que ser na ilha”.
O titular da pasta da Agricultura realçou também que este procedimento concursal visa “assegurar a matéria-prima às indústrias transformadoras locais”, uma vez que a madeira é cada vez mais necessária como um uso alternativo àquilo que são os derivados do petróleo.
Nesse sentido, António Ventura destaca que se pode falar na valorização da fileira da madeira, aplicando a expressão “da mata a casa”, tendo em conta as alterações climáticas.
Por outro lado, está presente “um novo modelo de silvicultura”; uma nova política pública para a madeira, evidenciou.
Estes concursos obrigam a que o comprador faça durante três anos a limpeza, a rearborização e a manutenção da mata.
Com este novo modelo de política pública, diz António Ventura, “o Governo Regional assegura maior sustentabilidade da floresta e matas públicas, maior qualidade de madeira, e que a área cortada seja uma área plantada, com uma intervenção privada e pública”.
Desta forma, no próximo quadro comunitário de apoio, o Executivo açoriano pretende “criar uma ação especifica, com valores apelativos de apoio, para que se possam criar as chamadas cortinas de abrigo”, frisou o Secretário Regional.
“Estas cortinas de abrigo permitem a neutralidade carbónica; um melhor ciclo de produção de água; permitem evitar as erosões e permitem também uma proteção aos bovinos, assim como aumentar a área de floresta e de madeira nos Açores”, concretizou António Ventura.

Voltar