António Ventura destaca importância da Certificação da Gestão Florestal
22/03/2024

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, destacou, esta quarta-feira, em Rabo de Peixe, a importância da Certificação da Gestão Florestal implementada pelo Governo Regional na floresta pública da ilha de São Miguel, pelo facto de “garantir o reconhecimento internacional que a Região Autónoma dos Açores merece e necessita”.

 

“Esta certificação garante-nos a possibilidade de aceder a mercados internacionais exigentes e garante que o nosso produto tenha aceitação em qualquer mercado, garantindo assim uma porta aberta às exportações e a não comprometer o mercado regional”, adiantou.

 

E continuou: “Este processo garante ao consumidor final que os produtos florestais colocados no mercado têm origem em florestas geridas responsavelmente, tendo em conta fatores sociais, económicos e ambientais, afastando-se assim, do flagelo da destruição da floresta a nível global, e práticas de gestão não sustentáveis”.

 

António Ventura falava à margem das atividades lúdicas pedagógicas alusivas ao Dia das Florestas, que decorreram no Centro de Apoio à Criança n.º 1, em Rabo de Peixe, onde se procedeu à plantação de sebe constituída por 60 metrosíderos e canteiro com espécies endémicas e se utilizaram algumas espécies ornamentais e onde se procedeu ainda à sementeira de criptoméria e de gingko biloba.

 

Segundo o governante, a floresta suporta na Região “um sector económico responsável por diversos postos de trabalho, gerando um volume de negócios considerável, pela venda direta de material lenhoso e ao nível do sector industrial da primeira transformação”.

 

“A floresta, de uma forma mais abrangente, desempenha um papel cada vez mais decisivo e regulador da qualidade de vida e do potencial de bem-estar das sociedades contemporâneas, destacando-se pela sua importância e atualidade, vários serviços ecossistémicos e nesse sentido, a Direção Regional dos Recursos Florestais tem contribuído seriamente para colocar as florestas ao serviço das populações, na sua vertente recreativa e de lazer”, frisou.

 

O Dia Mundial das Florestas, implementado pelas Nações Unidas em 2012, comemora-se a 21 de março e visa aumentar a consciência sobre a importância de todos os tipos de florestas.

 

Como é habitual, as comemorações deste dia foram organizadas pelos Serviços Florestais de cada ilha e realizaram-se com a participação de alunos de diferentes escolas em atividades recreativas, com o intuito de sensibilizá-los para o papel das florestas no quotidiano e no Planeta, para a necessidade de uma gestão florestal sustentável e para a importância da “Floresta Laurissilva”, que é constituída pelas espécies endémicas dos Açores.

 

As atividades foram várias nas diferentes ilhas, envolvendo um total de 1.500 crianças e adultos, distribuídos por várias entidades como escolas, juntas de freguesia, empresas privadas, entre outras. Destacam-se atividades como os jogos relacionados com a floresta; palestras sobre a floresta e profissões; aulas elucidativas sobre gestão florestal e profissões no ramo florestal; plantação de espécies endémicas; plantação de espécies ornamentais, para embelezamento de jardins e parques e visitas guiadas às reservas de recreio florestal.

Voltar