António Ventura anuncia forte investimento na beneficiação de caminhos agrícolas dos Açores
01/06/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, na Praia da Vitória, que o Governo Regional, através do IROA, vai candidatar cerca de 1,6 milhões de euros aos fundos comunitários para a construção de abastecimento de água e de novos caminhos.

António Ventura falava à margem de uma visita ao caminho agrícola da canada dos Vitórias, na freguesia da Vila Nova, que também será beneficiado e que irá abranger 62 explorações agrícolas e 80 hectares de superfície agrícola utilizada.

“São seis os projetos relacionados com o abastecimento de água às explorações agrícolas e cinco caminhos agrícolas para asfaltagem, o que corresponde a uma beneficiação de cerca de 540 explorações agrícolas e a uma área de 4.400 hectares na Região Autónoma dos Açores”, disse o governante.

O Secretário Regional adiantou que se encontra já em desenvolvimento, até ao final de 2021, a beneficiação de cerca de 4.000 explorações agrícolas nos Açores, num investimento de 7,7 milhões de euros.

“Estes investimentos, quer os já em execução, como os que vamos candidatar, pretendem melhorar as acessibilidades às explorações agrícolas e melhorando a acessibilidade, diminuem os custos de produção”, frisou.

António Ventura frisou ainda que os custos de produção é algo que a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural “está a estudar, sendo uma pretensão, desde o início, perceber quanto é que custa produzir um litro de leite, um quilo de carne ou um quilo de hortícolas nos Açores e em cada ilha”.

“Naturalmente que as acessibilidades e o custo da água, assim como o custo da manutenção das máquinas e o facto de as explorações estarem todas em blocos, num sistema único, acarreta custos nesta mesma produção. Com este investimento, estamos a diminuir estes custos, mas também importa perceber estes custos no sistema produtivo”, acrescentou.

Presente na iniciativa esteve também a Diretora Regional do Desenvolvimento Rural, que disse que aquela entidade tem apoiado diversos projetos, quer públicos, quer privados.

Emiliana Silva anunciou que o Fundo de Transição e Resiliência também será utilizado para estas medidas do IROA, designadamente na beneficiação dos caminhos agrícolas e em projetos de eletrificação das explorações, que considerou “fundamentais para a qualidade dos produtos agrícolas”.

“Vamos apoiar nos projetos dos caminhos agrícolas e especialmente nos projetos de electrificação, que nos últimos tempos têm ficado um pouco esquecidos e que são fundamentais para a qualidade dos produtos”, adiantou.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração do IROA, S.A. disse que aquela entidade está a efetuar um conjunto de investimentos ao nível da beneficiação de caminhos agrícolas e eletrificação e rede de abastecimentos de água, o que consta de uma grande preocupação, tendo em conta que este foi um ano de transição e marcado pela pandemia.

“Temos de perceber que o setor agrícola foi dos poucos setores de atividade nos Açores que nunca pararam a sua atividade e o próprio IROA também não, trabalhando afincadamente para poder candidatar-se a esses fundos comunitários de modo a beneficiar o setor agrícola e reconhecer a sua mais-valia para os Açores”, disse Hernâni Costa.

Hernâni Costa adiantou que o IROA está a preparar um grupo de trabalho que vai englobar o poder local, através dos municípios, as obras públicas e outras diversas entidades do Governo Regional que possam identificar de quem é a responsabilidade da manutenção dos diversos caminhos agrícolas.

“Tem sido uma preocupação transversal a todos os concelhos e a todas as ilhas dos Açores a manutenção desses caminhos agrícolas e os agricultores muitas vezes, são empurrados das autarquias para as entidades governamentais por não saberem de quem é a responsabilidade de manutenção desses caminhos”.

“Este é um problema que está identificado há muitos anos e que nunca teve resolução, pelo que esta será uma das grandes batalhas que a administração do IROA irá ter e apresentar uma alteração ao Decreto Legislativo Regional que faz a revisão do estatuto das vias terrestres”, concluiu.

Voltar