O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um Plano de Revisão das Funcionalidades dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Ilha, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, no âmbito da prestação de serviços de experimentação, demonstração, informação, apoio técnico e administrativo aos agricultores e outros serviços prestados por estes.
“É o momento de rever as funcionalidades dos serviços de ilha, de forma a melhorar a proximidade, aumentar a transmissão do conhecimento, revisitar as valências, concentrar sinergias técnicas e financeiras, e traçar objetivos no âmbito da experimentação e demonstração”, garante António Ventura.
Para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, é crucial a Região Autónoma dos Açores estar “ajustada às novas exigências de serviço público e estar preparada para servir quem pretender produzir agroalimentos”.
O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022, em que o documento previsto no n.º 1 do presente despacho deverá estar concluído no prazo máximo de 120 dias a contar da data de produção de efeitos do mesmo.
De acrescentar que o grupo de trabalho será composto por vários elementos do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, da Terceira, do Faial, do Pico, de São Jorge, de Santa Maria, da Graciosa, das Flores e do Corvo, em representação dos respetivos serviços da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.