Limitação de transporte de animais vivos seria lesiva para Região, reitera António Ventura
17/12/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, reiterou hoje que a proibição de transporte de animais vivos, se tivesse sido aprovada parlamentarmente, traria “consequências económicas e grandes dificuldades na gestão da exploração pecuária” dos Açores.

Dias depois de um debate tido sobre o tema no Parlamento Açoriano, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural salienta que a proposta do PAN para a criação de um regime jurídico de transporte marítimo de animais, que foi rejeitada na Assembleia Regional, seria, se tivesse sido aprovada, “lesiva para os Açores”.

Para António Ventura, o arquipélago é uma Região de “alto valor genético, pelo que esta proibição” iria “impedir a expedição de genética viva, principalmente da pecuária de leite Açoriano”.

No que diz respeito ao aumento da subida do valor das matérias-primas, o titular da pasta da Agricultura defende que a “expedição viva de bovinos é uma alternativa” para o setor.

Segundo o governante, o “bem-estar animal contínua a ser uma prioridade, merecendo a atenção política em todos os processos de produção pecuária”.

“Estamos a investir na rede regional de abate que, em 2022, será beneficiada em cerca de 12 milhões de euros”, avançou António Ventura, acrescentando que, em janeiro do próximo ano, o Governo Regional vai promover um curso de formação para tratadores de animais.

Voltar