Aumento de área de produção de milho garante menor dependência da importação, destaca António Ventura
09/11/2022

A área semeada de milho nos Açores em 2022 aumentou em 672 hectares, em comparação com 2019, o que, para o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, torna “mais sustentáveis” as produções agroalimentares açorianas e reduz a dependência de importação.

“Começamos a ter bons resultados da política implementada para a alimentação animal nos Açores, com mais produção de milho local para silagem e com mais pastagens consociadas entre gramíneas e leguminosas. Desde 2021 que existe um programa de melhoramento de pastagens apoiado em 50% na compra de sementes de leguminosas e, em 2022, apoiamos em 80% a compra de sementes de milho”, lembra o governante.

Em articulação com a Federação Agrícola dos Açores estas opções políticas “permitem uma estratégia alimentar para a pecuária” que conferem uma posição de destaque dos Açores “nas preocupações da sustentabilidade na produção de agroalimentos”, assegurando aos consumidores “produtos naturais e de perspetiva geracional”, garante António Ventura.

“É de reconhecer o trabalho dos produtores para se atingir estes bons resultados. A eles se deve a adesão aos programas e o esforço próprio de trabalho. É de salientar ainda, que este apoio se enquadra na prossecução dos objetivos estabelecidos pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para a promoção da autossuficiência alimentar animal, através da redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos bem como na promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, na conservação do solo e da água, na redução das emissões de gases com efeito de estufa e no aumento da fixação de carbono”, concretiza o governante.

Voltar