Observatório Agroalimentar dos Açores apoiará política de preços justos no setor, vinca António Ventura
09/11/2022

O Plano para 2023 do Governo Regional dos Açores contempla a criação do Observatório Agroalimentar dos Açores, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma entidade que será dedicada ao conhecimento da formação dos preços dos produtos agroalimentares com a missão de conhecer e divulgar quanto custa produzir determinados bens agroalimentares.

Numa fase inicial pretende-se acompanhar a formação dos preços da bovinicultura de leite e de carne, lembrando o Secretário Regional da tutela, António Ventura, que o observatório surge “depois da elaboração dos Planos Estratégicos para a produção de leite para carne, onde se evidencia os custos de produção”.

“Importa, agora, continuar o trabalho de transparência da constituição destes preços com especificação por ilha. Neste sentido iniciaremos, em 2023, o trabalho da recolha de dados relativos aos custos da produção em todas as ilhas, com a devida publicação”, prossegue o governante.

E concretiza: “Com base nestes dados será possível construir políticas públicas com melhor suporte técnico e também os próprios produtores poderão melhorar a gestão das suas explorações. Este conhecimento da formação dos preços dos agroalimentos insere-se numa política que procura o preço justo dos produtos finais das explorações agropecuárias”.

Voltar