Governo dos Açores enaltece existência do Dia Mundial da Terra e lembra ações postas em prática
26/04/2022

O Governo Regional dos Açores, pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, valoriza o Dia Mundial da Terra, que hoje se assinala, e lembra o programa em prática destinado a “todas as gerações” de açorianos e que se divide em diversos fóruns anuais, com temáticas próprias relacionadas com a naturalidade, a sustentabilidade e a competitividade dos agroprodutos.
No âmbito do Fórum Bio 21, foram realizados nove seminários, com 33 oradores, 16 ‘workshops’, nove showcookings, dois bio-roteiros e dois intercâmbios de produtores, em ações que abrangeram todas as ilhas da região e chegaram a um total de 1100 participantes.
Estas diferentes ações destinam-se a produtores e suas associações e cooperativas, aos técnicos e dirigentes de entidades públicas e privadas, aos investigadores e aos consumidores, e é desígnio do Executivo avançar este ano com o Fórum Bio 22, que terá como tema a autossuficiência alimentar e pretende centrar as ações na valorização dos produtos e produtores regionais.
“O setor agroalimentar nos Açores, assume uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional, que marca a identidade de cada uma das nossas ilhas e o mérito das suas gentes. Os nossos agroalimentos são, acima de tudo, um valor autonómico de grande relevância. Importa reposicionar os Açores no regresso da agricultura como uma nova atratividade económica e afirmar o seu caracter sustentável”, advoga o Secretário Regional com a tutela da Agricultura, António Ventura.
É necessário, acrescenta o governante, “autenticar territorialmente” o que é produzido na região.
“O modo de produção, o território e o seu posicionamento geográfico continuam a ser o nosso maior trunfo e aliado de mercado”, vinca António Ventura.
E concretiza: “Interessa perceber que, com esta pandemia, as pessoas passaram a observar de maneira mais realista e a todo o momento que os alimentos podem evitar as doenças. Esta consciência da atualidade dos consumidores, que não tem regresso, tem de nos atirar para a vanguarda. Deste modo, a região deve atuar atempadamente na oferta agroalimentar com mais natureza, mais bem-estar animal e mais sabores básicos, ou seja, com naturalidade. Acreditamos que a certificação devidamente reconhecida destes aspetos cria elos de confiança e credibilidade para com os consumidores”.
O Secretário Regional sublinhou ainda que o leite, a carne, as hortícolas, as frutas e os vinhos “detêm intrinsecamente a genuinidade” da terra açoriana.
“Neste entendimento, queremos desenvolver nos próximos quatro anos novas dimensões produtivas, como seja, especificamente a biológica. Assim, e num âmbito geral de reconhecimento da naturalidade da terra na produção dos bens alimentares, pretendemos capacitar, diferenciar e qualificar o sector agropecuário Açoriano, promovendo os valores do equilíbrio, do bem-estar, da saúde, do autoabastecimento alimentar e do regresso à terra com respeito por todas as gerações passadas, presentes e futuras”, concretiza.
São entidades responsáveis pela organização do Fórum Bio 21 e do Fórum Bio 22, a Federação Agrícola dos Açores, a Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, a Cooperativa Bioazorica – Produtos de Agricultura Biológica, e a Secretaria Regional de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através de uma Comissão Técnica e Organizadora para a operacionalização das ações.
São entidades parceiras as autarquias locais (municípios e juntas de freguesia), Universidade dos Açores, empresas privadas e o Grupo Operacional para Acompanhamento da Implementação do Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas Biológicos (Despacho n.º 375/2021, de 24 de fevereiro).

Voltar