Requalificação da Lagoa do Caldeirão Grande contribui para a diminuição de custos de produção, destaca António Ventura
19/11/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, afirmou esta quinta-feira, em Ponta Delgada, que o Executivo Açoriano vai “reivindicar junto da Comissão Europeia” para que a entidade “perceba os custos de produção de uma Região Ultraperiférica, como são os Açores”.

Com o crescente aumento dos custos de produção, o Governo Regional dos Açores “não está insensível a esta situação” e para tal, realçou o titular da pasta da Agricultura, vai pressionar Bruxelas, no sentido de poder mitigar os custos.

O governante falava na apresentação do projeto da empreitada de requalificação da Lagoa do Caldeirão Grande no Perímetro de Ordenamento Agrário da Bacia Leiteira de Ponta Delgada, acrescentando, que esta “é uma intervenção de requalificação e reparação, que irá permitir não só melhorar o abastecimento de água às explorações existentes, mas também duplicar a capacidade desse mesmo abastecimento”.

É também, realçou António Ventura, uma obra que vai “contribuir para diminuir os custos de produção às explorações agrícolas”.

Para além disso, a obra responde a outras preocupações, como é a neutralidade carbónica e as alterações climáticas, “permitindo que a água chegue a cada exploração com menos custos ambientais”, concretizou o Secretário Regional.

A obra, orçada em um milhão de euros, terá o seu arranque no final do primeiro trimestre do próximo ano, prevendo-se que esteja concluída até ao final de 2022, e vai abranger mais de uma centena de explorações agrícolas.

Voltar