Qualidade da produção de leite nos Açores é “prioridade política”, assume António Ventura
05/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assumiu hoje que a qualidade da bovinicultura de leite nos Açores é uma “prioridade na política pública”, destacando o arquipélago como “uma região produtora de leite”.
Neste contexto, os Serviços de Classificação de Leite da ilha de São Miguel e da ilha Terceira contam, a partir deste mês, com dois novos equipamentos Bactoscan FC+ de nova geração, aumentando assim a sua capacidade e celeridade na análise das amostras de leite cru de vaca para efeitos de classificação, no que se refere à Contagem Microbiana Total (CMT).
Para António Ventura, o Governo açoriano pretende, desta forma, melhorar a “eficiência das análises qualitativas do leite e demonstrar a excelência intrínseca do leite como um objetivo continuado nos Açores”.
“Estamos na vanguarda do desenvolvimento de uma política qualitativa da produção do leite, o que constitui um fator positivo para a região”, realçou o governante.
Estes novos equipamentos permitem analisar 200 amostras por hora, ou seja, mais de 30% em relação à geração anterior, que está ao dispor do Serviço de Classificação de Leite dos Açores desde o ano de 2000.
Englobando um montante global de 660 mil euros, este reforço de meios permite agora aos Serviços de Classificação de Leite melhorar a sua eficiência do processo e aumentar a sua capacidade de processamento de análises.
A sua entrada em funcionamento irá traduzir-se também numa redução significativa do tempo de divulgação dos resultados junto dos produtores – 24 a 30 horas -, um fator fundamental para a boa gestão das explorações.
Na passada sexta feira, foi realizada a análise da primeira amostra no equipamento da ilha Terceira, uma ação que contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
A estratégia para a qualidade do leite é um caminho definido e articulado com a Federação Agrícola dos Açores que tem sido um parceiro construtivo no encontro de soluções da produção do Leite nos Açores.

Voltar