Governo dos Açores está a elaborar um plano para o bem-estar animal, anuncia António Ventura
01/04/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo vai elaborar um plano para o bem-estar animal que compreenda as vertentes dos animais de produção e dos animais de companhia, com as respetivas distinções e especificidades próprias de cada uma.
António Ventura falava na abertura da “Feira Açores dos Animais de Companhia”, uma iniciativa do Governo Regional, em parceria com diversas entidades e associações, que visa realçar a importância do bem-estar animal.
“Para além da legislação já em vigor, é preciso criar-se uma estratégia de longo prazo com um conjunto de preocupações, não só das entidades governativas e do poder local, mas sobretudo da sociedade organizada, desde logo, as associações de proteção animal”, disse o governante, acrescentando que “esses contributos são extremamente importantes” para que se possa “evoluir quer nos cuidados, que nas preocupações a ter com o bem-estar animal”.
“Nos próximos dez anos temos de traçar um caminho e definir as traves-mestras para o bem-estar animal. Já não é possível viver-se em sociedade sem que este tema seja de preocupação pública e política”, acrescentou.
António Ventura destacou ainda o plano para a certificação das explorações pecuárias que o Executivo está a desenvolver.
“O Governo Regional tem criado um conjunto de prioridades em termos de política pública para o bem-estar animal, quer nos animais de companhia, que nos animais de produção e nesse sentido, desde o ano transato, estamos a elaborar um plano para a certificação das explorações pecuárias”, anunciou.
O governante frisou que “os consumidores estão exigentes” e que desta forma se pode “transmitir aos consumidores este nosso respeito histórico relativamente ao modo como tratamos e utilizamos os animais para a sua produção”.
Nesse sentido, como explicou o Secretário Regional, estão a desenvolver-se diversos cursos para auditores internos para que, o mais rapidamente possível, se inicie a certificação das explorações pecuárias.
“Queremos ser pioneiros nesta área, queremos dar o exemplo, queremos ser uma Região reconhecida como do bem-estar animal”, destacou.
António Ventura anunciou ainda que os Matadouros de São Miguel e da Terceira obtiveram o certificado “Welfare Quality”, um reconhecimento internacional do cumprimento de todas as práticas relacionadas com o bem-estar animal.
A “1ª Feira Açores dos Animais de Companhia”, que decorre até domingo no Parque Multissetorial da ilha Terceira, tem como objetivo principal realçar a importância do bem-estar animal através de palestras, workshops, demonstrações, desfiles e concursos.
Um evento que, segundo o Secretário Regional, tem uma função didática, pretendendo implementar uma consciência proativa e de conhecimento no que diz respeito ao bem-estar animal, mais concretamente em relação aos animais de companhia.
Esta iniciativa também visa demonstrar à sociedade civil as várias vertentes que estão envolvidas no âmbito dos animais de companhia, nomeadamente os seus cuidados, as várias vocações e as múltiplas interações existentes entre estes e os humanos.
“Com esta mostra queremos contribuir para uma sociedade mais responsável, mais inclusiva e mais respeitadora dos cuidados a ter com os animais”, acrescentou o Secretário Regional, adiantando que se pretende ainda alertar para o não abandono, através da sensibilização das camadas mais jovens.

Voltar