Processo de colheita de amostras de leite validado pelo Instituto Português de Acreditação
15/12/2022

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), obteve a acreditação do processo de colheita de amostras de leite para classificação concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Esta acreditação reforça a já reconhecida competência técnica do SERCLA na realização dos ensaios laboratoriais para efeitos de classificação do leite à produção, ficando agora, todo o processo, desde a colheita até à divulgação dos resultados, acreditado por esta exigente norma internacional.

“A obtenção desta extensão da acreditação reforça os atributos do leite dos Açores, garantindo elevados padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente, o que inevitavelmente resulta numa maior diferenciação e valorização dos produtos lácteos açorianos”, sublinha o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

A extensão da acreditação das colheitas de amostras para análise agora reconhecida, reveste-se ainda de maior importância pelo facto de o SERCLA passar a ser a única entidade do setor, a nível mundial, a obter tal acreditação.

A acrescer a este processo, o SERCLA obteve também acreditação pela mesma norma de mais três ensaios laboratoriais: determinação da Lactose, Caseína e Sólidos Totais, dando resposta a uma legítima solicitação dos parceiros do setor, disponibilizando mais informação relativa ao leite produzido na Região e concorrendo para a melhoria da qualidade do produto final.

O processo de acreditação dos laboratórios do SERCLA iniciou-se em setembro de 2018 e, desde então, foram investidos pelo IAMA cerca de meio milhão de euros na aquisição de equipamentos, calibrações, participação em ensaios de referência internacionais e auditorias.

Durante o ano de 2022 os investimentos direcionaram-se para a fase de colheita de amostras, cerca de 50 mil euros, de forma a cumprir com os pressupostos necessários para o SERCLA se tornar na única entidade acreditada para a colheita de amostras de leite a nível mundial.

Voltar