Presidente do Governo saúda trabalhadores da administração pública por capacidade de fazer o que esteve abandonado “anos e anos”
14/03/2022

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à inauguração da beneficiação da primeira fase do Caminho Rural do Salão, na Horta, ilha do Faial, investimento de cerca de 90 mil euros e assente em recursos humanos próprios, o que mereceu elogios do governante.

“É tantas vezes mais fácil o caminho de falar mal dos funcionários públicos, da administração publica. Esse caminho nunca se degradou e era o que devia estar mais degradado. Não devia haver caminho para isso. Eu quero contrariar esse caminho: parabéns pelo vosso trabalho e dedicação”, declarou José Manuel Bolieiro, dirigindo-se aos trabalhadores da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, nomeadamente na área de recursos florestais, que estiveram envolvidos na obra.

José Manuel Bolieiro elogiou estes serviços e estes quadros pela “capacidade em realizar por meios próprios o que era preciso ser feito e que anos e anos abandonado esteve”.

“O legado é sempre uma mola ou um travão à dinâmica que queremos imprimir na ação governativa”, sinalizou, antes de acrescentar que no campo das acessibilidades dos caminhos florestais e agrícolas em particular, e “em geral em todas as acessibilidades terrestres”, este legado “é muito, muito mau”, resultado de “uma espécie de abandono durante largos anos quanto à sua manutenção”.

“O ponto de partida tem sido sobretudo um travão e não uma mula”, prosseguiu, acrescentando que devido a isso as reparações necessárias são agora “mais onerosas e difíceis”, mais a mais num atual contexto económico e financeiro repleto de dificuldades.

“Inaugurar é sempre um momento de alegria porque corresponde a trabalho realizado”, concretizou o Presidente do Governo no evento tido esta tarde na cidade da Horta.

Também presente na inauguração esteve o Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, e a Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro.

O Caminho Rural do Salão, localizado na freguesia do Salão, concelho da Horta, no lado norte da ilha do Faial, é uma importante ligação à área agrícola de média altitude desta freguesia. Na sua totalidade, este Caminho Rural tem uma extensão de 4.728 metros, numa altitude entre os 155 metros e os 490 metros.

A ausência de um sistema de drenagem eficiente, o sub-dimensionamento das passagens hidráulicas existentes, a pluviosidade de grande intensidade existente na imediação do caminho, bem como a idade de cerca de 30 anos, levou à degradação profunda da camada de desgaste.

A intervenção hoje inaugurada teve como objetivo uma melhoria significativa no acesso às explorações agrícolas, permitindo uma melhor mecanização e escoamento dos produtos agrícolas.

A beneficiação consistiu na repavimentação de um total de 938 metros, sendo 878 metros no caminho rural do Salão e 60 metros no caminho rural da Ribeirinha, numa largura de cinco metros, com aplicação de camada de desgaste com seis centímetros de espessura.

Foram ainda instaladas duas passagens hidráulicas com um aumento significativo de capacidade, bem como efetuados melhoramentos do sistema de drenagem numa extensão de cerca de 470 metros.

Voltar