Governo Regional lança fórum de apicultura dos Açores
10/03/2022
O Governo dos Açores vai organizar um fórum dedicado ao sector da apicultura, nos próximos dias 26 e 27 de março, no Parque de Exposições de São Miguel, na associação agrícola, freguesia de Rabo de Peixe.

O Fórum de Apicultura dos Açores, que reunirá grande parte das empresas que desenvolvem atividades relacionadas com a produção apícola, decorrerá com o objetivo de concretizar dois desideratos fundamentais: realizar um debate  referente aos últimos trabalhos e tendências no sector apícola e, concomitantemente, sensibilizar a população para a importância da apicultura como sector essencial para garantir o equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente.

O programa divide-se em dois dias distintos. O primeiro, 26 de março, cingir-se-á a uma série de apresentações, debates e reflexões sobre alguns dos temas mais prementes do sector apícola. Para enriquecer este debate, o fórum contará com as intervenções de diversos profissionais, empresários e estudiosos da área, juntando a estes as ilustres presenças do Eng. António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Sr. Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores. Apesar do caráter inclusivo do fórum, destinado ao público em geral, este primeiro dia será vocacionado, essencialmente para os que trabalham e estudam sobre a área.

Já no segundo dia (27 março), os showcookings, formações, degustação de mel e ofertas de plantas melíferas serão os principais atrativos para o público. Sublinhe-se que, neste dia, o fórum contemplará a presença de vários reputados chefes de cozinha que vão demonstrar algumas das várias aplicabilidades do mel na culinária. Para os mais pequenos haverá também um espaço infantil com insufláveis, pinturas faciais e diversas atuações. O fórum terá entrada gratuita.

Mais se informa que o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Eng. António Ventura, fará a apresentação pública do evento, no próximo dia 16 de março, pelas 11H00 no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.

 

 

Voltar