Presidente do Governo inaugura Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte, “referência para o futuro”
20/08/2021

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje o Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte, CRL, no concelho da Ribeira Grande, um momento que é “referência para o futuro dos Açores e do setor agropecuário e da indústria”.

Referindo-se à inauguração do novo entreposto de leite deste complexo, José Manuel Bolieiro destacou que tal “é um sinal claro de modernização pela eficiência, por maximizar e otimizar os recursos e minimizar os custos de contexto”.

Esta infraestrutura, especificou o Presidente do Governo, permite dar continuidade à “excelência que a agroprodução tem mantido ao longo dos últimos anos”.

“A crise é sempre menos grave porque a agricultura suporta, com enorme resiliência, todos os momentos mais difíceis pela sua excelência e pela sua capacidade de modernização”, acrescentou o chefe do Executivo Açoriano. 

Segundo José Manuel Bolieiro, “as políticas públicas não escravizam nem servem para escravizar os produtores, estão sim ao serviço da sociedade, do empreendedor e do próprio consumidor”. 

“Contem com um Governo e com uma política regional preparada para estar ao serviço”, garantiu o governante. 

Uma economia de progresso e de sustentabilidade, adiantou Bolieiro, “é aquela que se potencia na produção de bens transacionáveis, de valor acrescentado, mas não através da quantidade, e sim da qualidade e da excelência”.

Esta inauguração é o ponto de partida para “garantir inovação e novidade nos diferentes segmentos” do setor, frisou o Presidente do Governo, referindo que “haverá espaço para todos: os produtores do leite convencional, os produtores do Programa do Leite Vacas Felizes, como também os do leite biológico”.

De acordo com José Manuel Bolieiro, o Governo está “disponível e empenhado” a ser regulador na confluência dos diferentes atores desta cadeia de produção, transformação e distribuição.

“A equidade na distribuição de rendimento deve ser um objetivo”, salientou o Presidente do Governo. 

Referindo-se à carga fiscal, José Manuel Boliero garantiu que “não será” por causa desta que “o produto final será mais caro”. “Ele terá o preço justo face à sua qualidade e diferenciação”, sublinhou. 

O Presidente do Governo afiançou ainda que o seu Executivo pretende “assegurar o aperfeiçoamento das reformas antecipadas para garantir o rejuvenescimento do setor e a publicitação dos laticínios dos Açores”.

O Complexo Logístico da Cooperativa Agrícola da Costa Norte é composto pelo Edifício Comercial, que engloba a loja, armazenagem, zona administrativa e pelo inovador Entreposto de Leite, que é o primeiro em São Miguel capacitado para re3cecionar leite convencional, leite de Vacas Felizes e o primeiro Leite Biológico a ser produzido na ilha.

A construção desta inovadora infraestrutura tem um valor estimado na ordem dos 1,4 milhões de euros, totalmente com recurso a capitais próprios, tendo sido premiada nos últimos três anos – e de forma consecutiva – como Premier Líder.

A eficiência energética foi a base do projeto deste entreposto, com recurso a novas tecnologias, e com uma expetativa de diminuição de custos energéticos na ordem dos 20% a 25%, face aos atuais custos.

Voltar