Presidente do Governo elogia organização do Curso de Preparadores de Animais, prova da “excelência” do setor agrícola
10/04/2023

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou hoje a Associação Agrícola de São Miguel e a Federação Agrícola dos Açores pela organização do XV Curso de Preparadores de Animais, momento de “orgulho” para o setor agrícola e espelho da “excelência” do mesmo.

“Temos uma qualidade de produto que causa inveja no contexto nacional e europeu e é motivação para o continuo aperfeiçoamento das condições de rendimento e produtividade”, sinalizou o governante.

O Presidente do Governo lembrou que as “regras do mercado” têm de existir, mas o Executivo tem marcado uma posição, em conjunto com a Federação, contrária ao “esmagamento” do rendimento dos produtores.

“A produção está a fazer o seu papel. A indústria tem de assumir a sua responsabilidade no sentido da transformação de qualidade para que, na lógica do funcionamento do mercado, seja no preço ao consumidor, seja num preço justo a pagar ao produtor, haja um reequilíbrio”, declarou José Manuel Bolieiro.

O Governo dos Açores, acrescentou ainda, permanecerá “vigilante” para promover um “equilíbrio justo” entre os “preços e os rendimentos” dos produtores do setor.

“Não é esmagando o preço ao produtor que temos matéria-prima, qualidade e quantidade suficiente para fazer funcionar a nossa economia”, vincou o governante.

A edição deste ano do Curso de Preparadores de Animais teve, indica a organização, mais de 60 participantes.

O curso tem como principal objetivo aprimorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, que são a montra genética das explorações, o que evidencia todo o investimento e progresso obtido pelos produtores.

Voltar