Governo Regional aprova Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores
07/07/2022

O Secretário Regional de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, aprovou recentemente o Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores (PIDAA).

O PIDAA é composto por três planos distintos, elaborados com base nas orientações pertinentes dos Planos Estratégicos Regionais e definidos para as principais fileiras do setor agrícola açoriano.

O Plano de Desenvolvimento de uma Rede de Monitorização e Avisos Agrícolas, ao nível de ilha, visa proporcionar informação para a realização de tratamentos fitossanitários, incentivar o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos, orientar para a prática de formas de proteção mais racionais e contribuir para a evolução da agricultura de precisão, para assim potenciar a informação para a tomada de decisão.

O Plano de Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Monitorização dos Solos Agrícolas tem por objetivo melhorar o conhecimento e monitorização dos solos agrícolas regionais, fornecer informação sobre a fertilidade dos solos e conhecer o atual stock de carbono dos solos açorianos.

Já o Plano de Transição da Agricultura Açoriana para a Realidade Digital e a Agricultura de Precisão identifica as linhas de apoio à inovação de produtos e processos de produção e organização à transição verde e à transição digital, sendo estes destinados à reestruturação das explorações agrícolas açorianas.

Este programa foi elaborado no âmbito da “Medida C05-i05-RAA-m02 – Investimento público no âmbito da I&DI e da dupla transição verde e digital”, do “Investimento C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Região Autónoma dos Açores.

Voltar