Governo dos Açores investiu 600 mil euros entre janeiro e junho em caminhos agrícolas e no abastecimento de água no Faial, diz António Ventura
07/07/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural adiantou hoje, no Faial, que o Governo dos Açores já investiu, no primeiro semestre de 2022, cerca de 600 mil euros em caminhos agrícolas e florestais e no abastecimento de água ao setor naquela ilha.

António Ventura falava na inauguração da empreitada de beneficiação do Caminho do Garcia, localizado no POA Cedros/Salão, com um comprimento total de 650 metros, onde se procedeu à pavimentação em asfalto betuminoso. Uma intervenção de cerca de 39 mil euros, que se traduziu “num perfeito exemplo de colaboração” entre as entidades governativas, referiu.

“Esta via de circulação permite contribuir para a diminuição dos custos de produção na agropecuária Faialense e disponibiliza uma nova mobilidade para o turismo e para as comunidades locais”, avançou o governante.

“Importa referir que neste primeiro semestre já foram investidos no Faial, em caminhos agrícolas e florestais e abastecimento de água, no âmbito da IROA e dos Recursos Florestais, nas vertentes de manutenção, correção, pavimentação e repavimentação, um total de cerca de 600 mil euros”, adiantou.

O Secretário Regional disse ainda que na preparação do Plano e Orçamento para 2023, está já previsto um montante de 1,1 milhões de euros de investimento em caminhos agrícolas e florestais e abastecimento de água no Faial.

“Para 2023, tendo em conta que 99,6% do território açoriano é caracterizado como rural, e no intuito de melhor identificar e coordenar as intervenções em vias agrícolas e florestais, vamos constituir um comité de análise e orientação em cada ilha, onde participa o Poder Local, a Federação Agrícola e a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural”, acrescentou ainda António Ventura.

“Queremos melhorar o serviço público e queremos dar uma melhor resposta na política pública”, concluiu.

Voltar