Governo dos Açores promove formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura
10/05/2022

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural promoveu recentemente, em Ponta Delgada, formações no âmbito do Programa Regional para a Fruticultura, incentivando assim a produção da fruta, desde logo, por uma maior atenção estratégica à recuperação dos “pomares tradicionais” e pela existência de novos pomares.

“Queremos ser uma região produtora de fruta, por isso vamos rever o Plano Estratégico para a Fruticultura” e solicitar uma “nova participação das organizações de produtores, da Universidade dos Açores e de especialistas da área”, reforçou o governante.

António Ventura reconheceu que, “na fruticultura persistem fragilidades que importa superar”, como a dependência da Região dos mercados externos.

“O envelhecimento dos produtores, a falta de mão-de-obra especializada e de técnicos, a ausência de campos de experimentação, os elevados custos dos transportes” para a comercialização e a “inexistência de formação especifica” são desafios igualmente a superar, apontou.

Tais desafios já foram sinalizados, em janeiro de 2021, aquando do anúncio do Programa Regional para a Fruticultura que aconteceu em Angra do Heroísmo, no âmbito do Ano Internacional das Frutas e Legumes.

“Podemos e devemos ser uma região de produção de frutas para o consumo interno e para a exportação, e sensibilizaremos os açorianos para a produção e consumo de frutas de produção local”, concretiza António Ventura.

O governante referiu ainda, a este propósito, que decorreu em Ponta Delgada, o Curso de Cultura da Macieira que contou com a participação de 12 fruticultores, ao longo de 15 horas.

O curso teve lugar nas instalações do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel e focou as principais práticas culturais, a identificação das pragas e infestantes mais frequentes, assim como as doenças mais importantes que afetam esta cultura.

Voltar