Governo dos Açores avança com obras em São Jorge para melhorar gestão de água nos sistemas de abastecimento de água agrícola
08/06/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural adjudicou hoje, em São Jorge, o auto de consignação de duas importantes obras naquela ilha que visam melhorar a gestão de água nos sistemas de abastecimento de água agrícola no concelho das Velas e a melhoria das condições de trabalho dos produtores do concelho da Calheta.
No concelho das Velas, António Ventura assinou o auto de consignação da empreitada de beneficiação dos sistemas de abastecimento de água agrícola naquele concelho à empresa InvesTri Unipessoal Lda., pelo valor de 158.114,00 euros.
Esta empreitada tem um prazo de execução de 180 dias e comtempla a execução de nove de pontos de abastecimento com sistema de contagem de água por chave eletrónica, execução de reservatório metálico, execução de plataformas de abastecimento e beneficiação dos restantes reservatórios existentes, beneficiando cerca de 261 explorações, numa área de 5.438,55 hectares.
Na ocasião, o Secretário Regional referiu que esta empreitada “visa melhorar a gestão de água nos sistemas de abastecimento de água agrícola no concelho das Velas, considerando que a água é um recurso cada vez mais escasso e de grande importância para o setor agrícola, pelo que é preciso controlar e monitorizar o seu uso”.
Já na Calheta, o governante adjudicou à mesma empresa a empreitada de construção do reservatório metálico, no lugar do Urzal, freguesia da Ribeira Seca, Norte Pequeno, pelo valor de 57.650,00 euros.
Esta empreitada tem um prazo de execução de 120 dias e contempla a execução de um reservatório metálico de 450 m3; substituição de 300 metros de conduta adutora e execução de novo ponto de abastecimento com sistema de contagem de água por chave eletrónica, beneficiando cerca de 36 explorações, numa área de 354,88 hectares.
Para António Ventura, esta obra “assume uma significativa importância para a atividade agropecuária da freguesia de Ribeira Seca, reforçando a competitividade das empresas agrícolas através da redução dos custos da exploração e melhorando as condições de trabalho dos produtores”.
“O concelho da Calheta terá um novo Reservatório no Urzal para colmatar uma infraestrutura que ficou destruída devido à falta de manutenção do anterior executivo, situação recorrente e similar em diversas ilhas”, referiu o responsável pela pasta da Agricultura.
“No concelho das Velas iremos levar a cabo uma obra estruturante e diferenciadora para o futuro da agricultura nos Açores”, acrescentou.
“Um dos grandes desafios do século XXI será o abastecimento de água agrícola devido aos efeitos das alterações climáticas e, nesse sentido, vamos fazer uma empreitada que visa ter o controlo de todos os pontos de abastecimento públicos no concelho das Velas”, concluiu António Ventura.

Voltar