Governo dos Açores aposta na formação como alavanca da diversificação agrícola
08/06/2022

O Governo dos Açores através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural tem vindo, no corrente ano, a apostar na formação profissional na área da diversificação agrícola e da horta familiar.
São exemplo disso os cursos já promovidos no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa nas áreas da produção de banana, vinha e café, estando previstos para o segundo semestre deste ano novas formações para agricultores e público em geral.
De acordo com o titular da pasta da Agricultura, António Ventura, “os Serviços de Desenvolvimento Agrário de cada Ilha estão a promover formações para os agricultores e todos os Açorianos interessados na agrodiversificação”.
“Até ao momento já receberam formação mais de 150 açorianos”, anuncia o governante.
Segundo o Secretário Regional, “a agrodiversificação pode constituir-se como uma atividade principal e como um complemento do rendimento de muitas famílias” da Região.
Para António Ventura, o objetivo da formação profissional de curta duração é que esta “possa promover, para além da existência de explorações agrícolas, a produção de alimentos na pequena e média horta familiar”, num “caminho de progressiva autonomia alimentar, com o objetivo de diversificar a base produtiva” dos Açores.
“Identificamos a formação profissional como um catalisador de desenvolvimento destas metas. O hábito de semear, cultivar e colher na horta familiar é um hábito que proporciona alimentos saudáveis, em segurança e com disponibilidade para as famílias”, concretizou o governante.

Voltar