Governo dos Açores assinala Dia Mundial do Solo com presença em novo investimento da associação Terra Verde
05/12/2022

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural celebrou hoje o Dia Mundial do Solo com a inauguração da linha de processamento para batata da Terra Verde – Associação de Produtores Agrícolas dos Açores, no Monte Escuro, ilha de São Miguel.
O Secretário Regional da tutela, António Ventura, considerou que se trata de um investimento apoiado por todos os contribuintes e que permite realizar várias vontades, nomeadamente a de diversificação alimentar, na Ilha de São Miguel, criando capacidade de produção, transformação e comercialização.
“Consumir produtos produzidos na região permite que os Açores sejam menos dependentes do exterior, no futuro, em termos alimentares”, declarou na ocasião o governante.
Em Dia Mundial do Solo, o Secretário Regional acrescentou que 95% dos alimentos têm origem no solo, um recurso de redenção de carbono, e ao utilizá-lo de forma sustentável a região pode ainda produzir mais alimentos.
“Este é um recurso antigo e conservado pelos agricultores os Açores, e são estes que o mantêm o solo ativo, vivo e o tornem num elemento de confiança e credibilidade a quem consome alimentos e a quem produz alimentos”, prosseguiu António Ventura.
“Temos os melhores solos do mundo, variando de ilha para ilha conforme a orografia, conforme o PH, conforme as condições edafoclimáticas, mas temos condições mesmo boas para produzir quase todo o tipo de alimentos”, disse ainda.
Na ocasião, o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural relembrou os programas de ajuda à agricultura, a par dos apoios do PRR, também para a sustentabilidade dos solos.
“A mão de obra é de facto é um problema”, admitiu António Ventura, mas apesar disso, e para o setor da horticultura, há vários apoios disponíveis e em fase final de aprovação por Bruxelas para avançarem.
O Secretário Regional deixou o repto que, também no âmbito do PRR estão abertos, desde há uma semana, os apoios às pequenas, médias e grandes empresas e também às microempresas, no valor de 50% para as grandes empresas e 75% para as pequenas médias e grandes empresas “naquilo que é uma oportunidade para as cooperativas se poderem candidatar no âmbito da transição verde, naquilo que é transição digital e naquilo que é inovação”.
O Dia Mundial do Solo é celebrado anualmente no dia 5 de dezembro e foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013 com o intuito de alertar para a importância de existirem solos saudáveis que devem ser geridos de forma sustentável.

Voltar