Diretor Regional da Agricultura reúne com o Presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV)
28/07/2021

O Diretor Regional da Agricultura reuniu ontem, dia 27 de julho, com o Presidente do Conselho Regional dos Açores da OMV, Dr. Manuel Leitão, no sentido de dispor, informar e solicitar parecer sobre diversos assuntos , entre eles:

• Ponto de situação da comparticipação relativa à Portaria n.º 33/2021 de 15 de abril, de apoio às associações, CROs e juntas de freguesia no que se refere à identificação e esterilização de animais de companhia e errantes, comparticipação já com um valor pago de 105.854 euros e referente ao 1.º semestre de 2021.
• Portaria de resgate de animais de grande porte.
• Ponto de situação relativa à certificação “Welfare Quality” em bem-estar animal a aplicar nas explorações de bovinos dos Açores.
• Assuntos relativos aos meios de identificação animal utilizados nos bovinos e às alterações que se avizinham. 
• Licenciamento de explorações de pequenos ruminantes.

Foram ainda aflorados outros temas como os programas de controlo e erradicação em execução, nomeadamente a tuberculose/brucelose/leucose, o IBR e a neospora. 

Considerando que o Governo dos Açores tem como objetivo desenvolver uma política que permita melhorar o bem-estar animal entende-se essencial a colaboração deste departamento governamental com todos as organizações que possam contribuir para uma melhor e mais correta política nesta área de atuação.

Voltar