António Ventura defende valor “autonómico dos agroalimentos” para os Açores
28/07/2021

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, defendeu, no âmbito do 1.º Fórum da Agropecuária Biológica, Açores Bio21, que os agroalimentos são “valor autonómico de grande relevância” para a Região. 

“Queremos reposicionar os Açores no regresso da agricultura como uma nova atratividade económica e afirmar o seu caracter sustentável”, valorizou António Ventura.

O governante abordava o Programa “Naturalidade da Terra – Açores Bio2”, com a denominação de 1.º Fórum da Agropecuária Biológica, na ilha do Pico, que já se realizou também na ilha das Flores, da Graciosa e Terceira.

O titular da pasta da Agricultura assumiu que o Governo dos Açores pretende desenvolver, nos próximos quatro anos, “novas dimensões produtivas, nomeadamente, a biológica”.

No âmbito geral de reconhecimento da “naturalidade da terra” na produção dos bens alimentares, nasceu a iniciativa “Açores Bio 21”, com o intuito de capacitar, diferenciar e qualificar o sector Agropecuário Açoriano, promovendo os valores do equilíbrio, do bem-estar, da saúde, do autoabastecimento alimentar e do regresso à terra com respeito por todas as gerações passadas, presentes e futuras.

Esta é uma organização da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Federação Agrícola dos Açores, a Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica e a BioAzórica – Cooperativa de Produtos Biológicos.

Das várias atividades desenvolvidas, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural destaca o Seminário de Vinhos Biológicos que permitiu a partilha de experiências e conhecimentos, no terreno e em sala, entre técnicos exteriores à Região e interessados na temática da vinha e do vinho, integrando visitas técnicas a serviços públicos e unidades de produção e transformação locais, e culminando num momento alargado ao público no auditório Municipal da Madalena.

Durante o seminário, os produtores de vinho biológico com vasta experiência em modo de produção biológica e a Universidade dos Açores marcaram presença junto a uma audiência composta por técnicos, produtores, transformadores e público interessado.

O evento contou com palestras de Miguel Viseu, da Aphros-wine, que abordou a temática da Viticultura Biológica – realidade e prática, André Pereira, da Agrobio e Quinta do Montalto, que explanou o tema Vitivinicultura Bio – Evolução, constrangimentos e desafios para o futuro, e Filipe Fernandes, da Universidade dos Açores, incidiu sobre a temática Deteção Remota aplicada à Viticultura de Precisão – Aplicações, Benefícios, Custos e Oportunidades.

Com transmissão em direto ‘online’, a iniciativa teve registo disponível nos canais das redes sociais do Fórum Açores Bio21 (Forumbioazores).

Por outro lado, na manhã do dia 24, realizou-se, no mercado municipal da Madalena, a primeira edição do showcooking” Experimenta, É Bio”, com a participação das ‘food bloggers’ Patrícia Cheio, Foodwithameaning, e Sara Loureiro, Happylifeinthekitchen, acompanhadas por Miguel Bezerra, em que cozinharam uma alargada panóplia de alimentos biológicos, maioritariamente provenientes de produtores Açorianos e outros produtos locais, seguindo-se um momento de degustação.

No âmbito do Açores Bio 21, o Showcooking deslocar-se-á também a todas as ilhas dos Açores, decorrendo a próxima edição no dia 31 de julho, no Faial.

Para mais informações visite as páginas das redes sociais do forumbioazores, ou através do email [email protected] e telefone 292208800.

Voltar