António Ventura enaltece contacto de alunos com “realidades dos serviços” ligados à agricultura
19/10/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, entregou diplomas de formação em contexto de trabalho a alunos da Escola Básica e Secundaria da Calheta e da Escola Profissional da Ilha de São Jorge, valorizando o contacto destes com as várias “realidades dos serviços” ligados ao setor.

“Esta formação pratica assume um conhecimento base para uma maior proximidade à produção de agroalimentos em São Jorge e uma ligação ao setor agropecuário. Alguns destes formandos vão dedicar-se à agricultura em São Jorge”, sublinha o governante.

Os alunos estiveram em formação nos Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Jorge, contactando com realidades do serviço, no âmbito da sanidade e identificação animal, da bovinicultura de leite e de carne, da horticultura, da fruticultura e da apicultura, entre outros aspetos

No Plano e Orçamento para 20223, está prevista uma ação de formação específica para São Jorge, denominada “Bovileite São Jorge”.

“Trata-se de um programa de formação para a bovinicultura de leite nesta ilha, tendo em conta a singularidade exigente para a produção do Queijo de São Jorge DOP. Queremos um setor preparado e motivado, onde o conhecimento assegura a iniciativa empreendedora e a necessária resiliência. O Queijo de São Jorge DOP é uma referência cada vez mais mundial que projeta e dá credibilidade aos agroalimentos dos Açores”, prossegue António Ventura.

O programa prevê seminários, visitas praticas a explorações, grupos de partilha de conhecimentos, intercâmbios com outras regiões, acompanhamento da atividade produtiva e apoio à gestão das explorações.

Voltar