António Ventura destaca trabalho do Governo Regional dos Açores relativamente aos animais de companhia e errantes
16/09/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, destacou, na Ribeira Grande, o “trabalho desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores” relativamente aos animais de companhia e errantes.
Durante uma visita ao Centro de Recolha Oficial (CRO) da Ribeira Grande, António Ventura afirmou que “nunca houve um Governo Regional que fizesse tanto pelos animais de companhia como o atual Executivo”, referindo que “só este ano” já foram feitos protocolos com “várias entidades para a esterilização e identificação dos animais”.
“Esta visita ao Centro de Recolha Oficial (CRO) da Ribeira Grande evidencia aquilo que tem sido o trabalho do Governo Regional perante os animais de companhia e errantes”, reiterou o governante, evidenciando que “pela primeira vez, as juntas de freguesia que não têm Centro de Recolha Oficial também receberam um apoio financeiro para a identificação e esterilização dos animais”.
“A PSP e a GNR, em todas as ilhas, receberam leitores portáteis para leitura dos animais abandonados”, acrescentou o Secretário Regional, em declarações à margem da visita àquele Centro.
Segundo o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, a tutela está também a preparar “cursos de formação para quem quiser adotar animais, no âmbito daquilo que é o comportamento animal e daquilo que devem ser os tratamentos veterinários.”
A Secretaria Regional responsável por esta área realizou também, pela primeira vez, a Feira dos Animais de Companhia, que teve lugar de 1 a 3 de abril, na ilha Terceira, como forma de “sensibilizar para a adoção animal e para os benefícios de relacionamento entre os animais de companhia e os humanos”, lembrou António Ventura.
“Há, portanto, um conjunto de práticas operativas que estão a ser realizadas pela primeira vez nos Açores”, garantiu, evidenciando “a sensibilidade do Governo Regional” para os animais de companhia e errantes.
Foram atribuídas 500 doses de uma vacina contra a raiva, que será disponibilizada em todas as câmaras municipais, segundo critérios estabelecidos, sendo também este “mais um contributo para o bem-estar animal”, assegurou António Ventura.
O Secretário Regional congratulou ainda a autarquia da Ribeira Grande pelas instalações do Centro de Recolha Oficial daquela cidade e por toda “a dinâmica e vitalidade” relacionada com os animais de companhia, referindo que esta entidade é mesmo “um exemplo regional e nacional” pela dedicação aos animais de companhia e errantes.

Voltar