António Ventura assegura melhor entendimento com a GNR para fiscalização da caça e o bem-estar animal nos Açores
02/02/2022

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assegurou hoje, em Angra do Heroísmo, que vai avançar com “uma eficaz cooperação na fiscalização da cinegética”, no âmbito dos calendários venatórios das várias ilhas da Região Autónoma dos Açores, bem como nas áreas do bem-estar animal, em colaboração com a GNR.

António Ventura sublinhou o compromisso firmado para uma “eficiente cooperação entre o Corpo de Polícia Florestal e a GNR no apoio à fiscalização da caça nos Açores e outras necessidades”, de forma a cumprir com a legislação em vigor.

À margem de uma audiência com o Comandante do Comando Territorial da GNR dos Açores, Coronel Silva Vieira, o responsável pela pasta da Agricultura anunciou ainda a realização de ações de formação e sensibilização para “cumprimento da legislação em vigor relativa ao bem-estar animal, visando uma melhor compreensão e envolvimento de todas as entidades envolvidas”.

Nesse sentido, o governante clarificou que vai também avançar com ações de esclarecimento para operadores e intermediários do transporte marítimo de animais vivos, com a presença da GNR.

Segundo o Secretário Regional, este encontro “foi útil e deverá ter uma periodicidade semestral, para o desejado estabelecimento de compromissos atuais e futuros nas áreas relacionadas com esta tutela, sobretudo na legislação referente ao bem-estar animal e as referentes à caça.

“Vão ser agora agendadas reuniões específicas entre as direções regionais da Agricultura e dos Recursos Florestais, adiantou António Ventura.

“O conhecimento da realidade agroprodutiva dos Açores, que o Comandante da GNR apresenta, torna-se um fator importante para o cumprimento do dever da Guarda”, asseverou António Ventura, desejando felicitações ao Coronel Silva Vieira no cumprimento do seu mandato nos Açores.

Voltar