Alteração dos estatutos do IAMA vai permitir melhor conhecimento dos preços de produção, comercialização e transformação dos agroalimentos, diz António Ventura
01/03/2022

O Conselho do Governo aprovou recentemente uma alteração aos estatutos do IAMA – Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas, que vai ser submetida à Assembleia Legislativa Regional, e que visa um melhor conhecimento dos preços de produção, comercialização e transformação dos agroalimentos.

Segundo o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, sendo esta alteração aos Estatutos do IAMA aprovada pela Assembleia Regional há “condições de publicar os preços do custo de produção de alguns agroalimentos, como seja o leite e a carne”.

“É uma atitude de transparência, que permite uma melhor atuação governativa dirigida ao agroprodutivo nos Açores” adiantou António Ventura, referindo ainda que com esta alteração, “o IAMA passa regularmente a disponibilizar informação, desde o produtor ao consumidor, sobre o custo de produzir um agroalimento”.

Esta alteração irá abranger todas as ilhas e com uma recolha de dados que terá em conta várias dimensões e realidades agrícolas e pecuárias.

“Uma atuação política que também pretende sensibilizar os açorianos para o consumo dos nossos agoalimentos”, frisou ainda, destacando que o consumo dos agroalimentos regionais “é uma alavanca de desenvolvimento para os Açores”.

Recorde-se que um dos objetivos para a atual legislatura consistia numa melhor transparência na formação dos preços nas fileiras agroprodutivas e no urgente diálogo entre todos os intervenientes.

Voltar