Setor agrícola é no presente e continuará no futuro a ser gerador de riqueza e emprego, diz Presidente do Governo
11/11/2022

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência uma delegação da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), valorizando o papel do setor agrícola para a criação de riqueza e emprego.

A agricultura nos Açores, no “presente e no futuro”, é continuará a ser um setor “gerador de riqueza, empregabilidade e bens transacionáveis”, sempre em “compatibilização com os objetivos de desenvolvimento sustentável” e numa estratégia de “prestigio dos produtos agroalimentares da região”, vincou o governante.

José Manuel Bolieiro, ladeado pelo Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, falava em conferência de imprensa conjunta com o Presidente da CAP, Emanuel de Oliveira e Sousa, que esteve acompanhado por Jorge Rita, da Federação Agrícola dos Açores, um dos seus Vice-Presidentes na entidade nacional.

O relacionamento do Governo dos Açores com a CAP tem um “histórico muito bom” e continuará assente num “diálogo construtivo na compreensão da integralidade do país” e dos fenómenos” da região.

O movimento associativo foi enaltecido pelo Presidente do Governo, para quem entidades como a CAP são “relevantes e importantes para evitar erros de estratégia política”, e o seu contributo permanecerá “fundamental” com o novo quadro comunitário para o setor.

A nova Política Agrícola Comum (PAC) “deve contar, em primeiro lugar, com a parceria do movimento associativo”, vincou José Manuel Bolieiro.

E concretizou: “O Governo da República deve estar capacitado para compreender, e se tem intenção em contrário é um grave erro, e contar com o movimento associativo”.

Voltar